x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 314

Susana L Mayer

Susana L Mayer

Bronze DIVISÃO 1, Chefe Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 28 novembro 2022 | 17:26

Ola Colegas!

Uma duvida que sempre tenho, com  os clientes que não possuem sistema para controle de estoque, que simplesmente me informam por whats , email ou telefone o saldo de estoque no final do exercício ( empresas do simples nacional) como comprovo o valor que tenho contabilizado?
Pode ser uma planilha emitida e assinada pelo cliente, ou uma declaração ?
Preciso ter a comprovação de alguma forma para fins legais?
Existe alguma legislação que fale sobre isso?

Obrigada

Vanil Antonio Serafim

Vanil Antonio Serafim

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 28 novembro 2022 | 17:49

Susana,
Boa tarde

Deve ver  esta obrigação junto com seu Estado. Entendo que sim e obrigatória . Ha de fazer inventario e em data propria este arquivo será enviado dentro do Sintegra. ( Registro 74).
Muito embora muitos empresários ( comercio) optante do simples não fazes este tipo controle, e por conta disto acaba pagando mais tributos principalmente quando comercializam mercadorias com ST.

Boa Sorte 

Vanil

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 30 novembro 2022 | 11:21

Apenas complementando, pois de fato é necessário verificar com a Sefaz de seus clientes a norma para escrituração do inventário.

Com relação a documentação que delimite as suas responsabilidades enquanto prestador de serviços, verifique a formalização via carta de responsabilidade da administração. Obviamente que a formalização é apenas a colocação por escrito, do que é explicado de forma clara para o cliente.

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Domingo | 28 maio 2023 | 14:13

boa tarde, pegando carona neste tema. alguem poderia me ajudar?

Tenho um cliente (SN) que compra mercadorias para revenda. Na emissão da nf de venda ele altera a descrição do produto que
esta na nf de entrada. Por exemplo na nf de entrada vem como BATERIA, e na nf
de venda sai como BATERIA DE RADIO MODELO XPTO.
Duvidas:
1-     pode ser feita a emissão da nf de venda desta forma?
2-     Na entrada da nf de compra para alimentar os estoques tenho que registrar da mesma maneira que consta na nf OU posso
registrar com a descrição que será vendida?

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 29 maio 2023 | 09:18

Geralmente as legislações sobre o ICMS, na verdade privilegiam descrições mais detalhadas do item, então, a forma como seu cliente faz a descrição, parece mais adequada do que de seu fornecedor.

 Para controle de entradas e saídas, você pode configurar o "DE-PARA" de seu software para inventariar no código cadastrado no seu sistema. Exemplo:
               Uma lanchonete revende latas Coca-Cola de 350ML, e no seu software de gestão está cadastrado com o código 001001, com a descrição "Coca-Cola de 350ML", mas:
   - Ao comprar do fornecedor X, o mesmo vende este produto com a descrição "Coca-Cola 0,35 L" e com o código 1234;
   - Ao comprar do fornecedor Y, o mesmo vende este produto com a descrição "Coca lata" e com o código XTU457.

    Repare que cada fornecedor utilizou uma descrição, e um código para o mesmo produto, mas no seu software, você utiliza o código 001001 com a descrição "Coca-Cola de 350ML", então, configure seu software para dar entrada desta maneira, e assim, as entradas e saídas irão conciliar com seu inventário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.