x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 337

Venda de veículos, empresa de Locação de veículos - Simples Nacional

Vera Lucia Di Muoio

Vera Lucia Di Muoio

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 8 dezembro 2022 | 18:21

Meu cliente, locadora de veículos (Simples Nacional) , está me questionando, ou melhor afirmando que estou equivocada quanto a contabilidade da empresa. O mesmo afirma, que na legislação não há depreciação para carros de locação quando na venda. Quer dizer, informalmente resumindo, o mesmo preço que compra é o que vende. Não reconheço, dentro do meu conhecimento, nada que diga que não há depreciação. Podem me ajudar, por favor.

Cláudio Cardoso da Silva

Cláudio Cardoso da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 9 dezembro 2022 | 09:54

Bom dia Vera!

Entendo, assim como você, que os veículos adquiridos para fins de locação, fazem parte do Ativo Imobilizado da empresa, logo, sujeitam-se, sim, a depreciação. Diferentemente dos veículos adquiridos para fins de comercialização, que encontrar-se-ão no Ativo Circulante, mais precisamente em estoque de mercadorias para revenda. Porém, como seu cliente alega: "... que na legislação não há depreciação para carros de locação quando na venda..." sugiro que ele apresente esta legislação para sua análise, já que ele a conhece.
Sendo assim, caso ele apresente este diploma legal, peço que compartilhe aqui conosco para os nossos estudos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.