x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 572

Transferencias de depóditos em comta PF para PJ.

MARCOS ROBERTO MORAES SOUSA

Marcos Roberto Moraes Sousa

Iniciante DIVISÃO 1, Padeiro(a)
há 1 ano Sábado | 10 dezembro 2022 | 10:21

Gostaria de saber pois não encontrei em lugar nenhum se terei problemas com receita federal se usar uma conta PF para depositar o dinheiro das vendas e logo em seguida transferir para conta PJ grátis do banco digita, porque no banco digitar não paga tarifas mas para conseguir depositar nesse tenho que ir até a cidade mais proxíma e depositar numa conta minha de pessoa físisca e logo tranferir para PJ ?

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 13 dezembro 2022 | 09:16

Alguns bancos digitais dão a possibilidade de você abrir conta PJ, e imprimir boleto para depósito, pagando em casas lotéricas ou qualquer representante bancário. Verifique se não existe esta possibilidade na conta que você utiliza, ou se não é interessante contratar uma fintech que atenda este requisito.


O caso que você expôs, não parece ter má fé e caso o volume não seja muito elevado, considerando a forma que você colocou que as operações são feitas, me parece uma chance remota de ter problema fiscal, contudo, não é possível garantir 100% de segurança nesta resposta. Por este motivo, tente verificar a possibilidade que citei no primeiro parágrafo.

MARCOS ROBERTO MORAES SOUSA

Marcos Roberto Moraes Sousa

Iniciante DIVISÃO 1, Padeiro(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 14 dezembro 2022 | 11:55

Agradeço sua resposta, com relação a duvida não consigo pagar por boleto só por deposito numa conta pessoa fisica num caixa eletronico e depois transfiro para conta pj loterica e caixa para pagar boletoa teria que me deslocar até cidade que fica a 42 km de distancia.
Por isso estou querendo saber se tem algum problema com a receita se eu continuar movimentando essas quantias da empresa na conta pessoa fisica, e tranferindo para pj para pagamentos da empresa e não pessoais.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 14 dezembro 2022 | 17:53

Falando unicamente da questão tributária, acredito que o risco tributário pode ser mitigado se a transferência de valor da conta PF para a conta PJ for realizada imediatamente após o crédito constando alguma observação no comprovante. Acredito que, em provável procedimento fiscal, você provavelmente conseguiria provar via administrativa e/ou judicial que não houve sonegação, dado as informações passadas aqui no tópico, e viajar todos os dias esta distância realmente implica em um custo que pode inviabilizar o próprio negócio, dependendo do porte obviamente.

Independente disso, recomendo que procure, também, o auxílio de algum contador próximo que possa analisar a sua realidade específica, pois, conforme comentei, o volume das transações também importa neste tipo de análise.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.