x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 214

Valor do pagamento de impostos

Claudio Rodrigues

Claudio Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 12 dezembro 2022 | 12:45

Olá pessoal, recebo 15.200 de salário como PJ.

Atualmente meu contador gera 3 valores por mês para eu pagar de impostos, fora o valor cobrado por ele para gerar a Nota fiscal e os impostos para eu pagar.

Pago R$216,94 de IRRF, R$468,60 de uma outra guia de pagamento e mais uma outra guia de R$912,00 de uma guia do DAS (simples nacional) .

De acordo meu contador, esses valores foram a melhor forma que ele conseguiu de pagar a menor quantidade possível de imposto.

É possível saber se existe alguma maneira mais eficiente de pagar menos impostos legalmente?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Segunda-Feira | 12 dezembro 2022 | 18:13

Cláudio,
Com base nas suas informações, sua empresa é tributada pelo Anexo III. Por isso tem um pró-labore de 4.260,00, para não tributar pelo anexo V (fator r).
Não sei exatamente qual a atividade, mas, à princípio, esse é o melhor regime de tributação e enquadramento, assistindo razão ao seu contador.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 13 dezembro 2022 | 09:05

Com base nas informações que você passou, concordo com o João. Caso você não tenha mais nenhuma outra renda tributável além da PJ, este parece ser o regime com melhor tributação, e que ainda por cima, favorece uma contribuição maior para o INSS.

Para entender com mais detalhes, recomendo que procure agendar uma conversa presencial com seu contador para que você possa ter mais entendimento, e consequentemente, mais segurança do que está sendo realizado.

Claudio Rodrigues

Claudio Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 13 dezembro 2022 | 14:11

Diego, baseado no que você comentou, eu tenho outra fonte de renda. Que é um emprego CLT, que ganho aproximadamente R$8200. Só por este fato, poderia haver alguma coisa que possa ser feita que me beneficiaria em caso de mudar o valor do pro-labore ou mudar alguma outra coisa?
Através deste meu emprego CLT, eu já contribuo para o INSS.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 14 dezembro 2022 | 09:30

Então é importante que você procure seu contador para entender detalhadamente, pois é uma situação que precisa ser estudada no detalhe em conjunto com sua declaração de Imposto de Renda Pessoa física, pois esta está sujeita a diversos fatores, tais como: dependentes, gastos com educação, gastos com saúde, previdência privada, entre outros. 

É necessário, inclusive, verificar se a guia que você mencionou de R$ 468,60 não se trata de INSS. Em caso positivo, talvez, e apenas talvez, esta não precise ser recolhida, pois, como você informou, você já recolhe o INSS pelo teto como CLT. De qualquer maneira, é necessário avaliar de maneira mais detalhada seu caso, e por este motivo, é interessante procurar seu contador para entender os detalhes do planejamento tributário, expondo todas estas situações, e analisando os números da sua empresa, também no detalhe.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.