x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.121

IMPOSTO DE RENDA - MEI

João Victor Soares Pessoa

João Victor Soares Pessoa

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 15 dezembro 2022 | 23:01

Prezados, eu abi um MEI no ano de 2022 em Janeiro, e desde então venho emitindo notas fiscais de serviços prestados a uma pessoa jurídica via contrato. No qual totalizei no ano de 2022 um faturamento no MEI de 65mil reais. Dessa forma, eu queria entender na prática, quanto isso vai me custar de imposto de renda, tanto na pessoa física, quanto na pessoa jurídica. Se é devido, se não é, e quanto seria.

E se possuem alguma dica para 2023, para minimizar os efeitos de desembolso de IR. 

Desde já agradeço a colaboração. 

Thiago Prado

Thiago Prado

Prata DIVISÃO 2
há 1 ano Sexta-Feira | 16 dezembro 2022 | 16:24

Boa tarde, João!

Cara, primeiramente é preciso identificar o seu ramo de atuação, comércio ou serviço, pra depois a gente fazer o cálculo do que é rendimento isento e o que é tributável.

MEI não paga imposto de renda, é somente aqueles valores que você recolhe mensalmente.

Contudo, parte do rendimento do MEI é tributável na pessoa física e ai sim você poderá ter incidência de imposto.

Detalhe, se você aluga uma sala, por exemplo para exercer suas atividades, tem despesas com material (se você é um comércio por exemplo, os produtos que você compra) deduzem nessa parcela tributável, reduzindo o valor a pagar.

Eu poderia te explicar como o cálculo é feito, mas o Sebrae já tem um passo-a-passo bem legal. Deixo contigo este link do SEBRAE explicando exatamente como o cálculo é realizado.

www.sebrae.com.br

Qualquer dúvida estamos ai. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.