x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 603

Dúvida Referente a Transferências de Valores de PF para PF

Ivo Ferreira

Ivo Ferreira

Iniciante DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 1 ano Segunda-Feira | 19 dezembro 2022 | 13:28

Olá pessoal!! Tenho uma dúvida referente a transferências de valores de PF para PJ que não encontrei em lugar nenhum na internet.
Bom, vou começar a explicar: Sou Mei (Microempreendedor Individual), e estou ciente do limite anual de faturamento de R$81.000. Porém tenho uma conta poupança na pessoa física, e gostaria de saber se eu efetuar a transferência dos valores da poupança PF para a conta corrente minha PF esse valor transferido conta no Limite Anual de Faturamento do Mei. Se puderem me responder ficarei grandemente agradecido!!

Ivo Ferreira

Ivo Ferreira

Iniciante DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 1 ano Quarta-Feira | 21 dezembro 2022 | 13:25

Sendo assim se eu efetuar uma transferência bancária da minha conta pessoa física para a minha conta pessoa jurídica esse valor não entra no limite de faturamento anual do MEI, certo?

Nicolas R.

Nicolas R.

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 21 dezembro 2022 | 21:29

Os valores transferidos de uma conta poupança pessoa física para uma conta corrente pessoa física não devem ser incluídos no limite anual de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) .

Isso porque o limite de faturamento é aplicado às receitas obtidas com a atividade empresarial do MEI, e não às transferências de valores entre contas pessoais.
No entanto, é importante lembrar que essas transferências devem ser registradas na escrituração contábil do MEI e declaradas na Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI)

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 22 dezembro 2022 | 08:50

É preciso definir qual a motivação de transferir estes valores: Pode ser um empréstimo, um aumento de capital, ou mesmo o pagamento de uma compra. Caso você (PF) esteja efetuando a transferência para pagar uma compra que você fez do seu MEI, então conta como receita e de fato soma para efeito dos limites.

Caso seja um empréstimo, é necessário consultar assessoria contábil e jurídica para verificar as implicações tributárias e legais.

Caso seja um adiantamento para futuro aumento de capital, é necessário formalizar uma alteração cadastral no seu MEI para informar este aumento (Aumento de capital é quando você está investindo mais dinheiro que ficará retido na sua empresa, geralmente realizado para salvar a empresa que está em más condições financeiras, ou para financiar o crescimento de uma empresa).

Ivo Ferreira

Ivo Ferreira

Iniciante DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 1 ano Quinta-Feira | 22 dezembro 2022 | 19:18

O dinheiro transferido da poupança PF para a conta PJ será aplicado em um investimento de CDB Liquidez Diária (Pois o mesmo rende mais que a poupança). Neste caso se encaixa no Aumento de capital?

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 23 dezembro 2022 | 11:49

Se existir um interesse que esta aplicação fique na pessoa jurídica e que os frutos dela (rendimentos) também sejam aplicados na execução das atividades da pessoa jurídica sim, pode ser feito um aumento de capital.

Se o interesse for apenas investir o dinheiro do sócio da empresa (proprietário do MEI) é adequado deixar na pessoa física. Atualmente existem muitos bancos digitais e corretoras sem tarifa de manutenção que possuem CDB de liquidez diária com remuneração 100 DI e com garantia do FGC. Procure um assessor de investimentos e/ou uma casa de análise (Empiricus, Nord, Suno) que pode te auxiliar qual a melhor relação risco retorno de abrir conta em uma corretora/banco digital e investir nos produtos destas empresas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.