x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 204

Lançamento contábil

Lucas Kato

Lucas Kato

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 1 ano Quinta-Feira | 22 dezembro 2022 | 10:43

Bom dia!
Estou  fazendo a contabilidade de uma construtora,  ela se enquadra no simples nacional.
O problema é o seguinte, ela está com muitas despesas sem os recibos/notas, queria saber uma forma de fazer o lançamento dessas despesas de uma forma "menos errada". (Alguma forma de não ter q jogar tudo isso pro CAIXA)
E se posso lançar em "Despesas não dedutíveis" ?

Outro problema é sobre o pagamento de salário de funcionários.
Um exemplo: Na folha o pagamento de um funcionário é de R$ 2.978,00
Só q é pago pra ele R$ 4.879,00 por fora.. ou seja, R$ 1.901,00 A MAIS
(Esse valor A MAIS, é pago pela conta PJ) D:
Como posso contabilizar esse restante ? 

(Sei q tudo isso está errado, mas o cliente é teimoso) :c

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 22 dezembro 2022 | 17:56

A escrituração contábil deve representar a essência do evento econômico e não sua forma (documento).

Se a empresa comprou material de construção que deveria ser lançado na conta de estoques, mas efetuou esta compra com recibos ao invés de solicitar notas fiscais, é irrelevante para a contabilidade. Você deve manter o lançamento na conta de estoque.

O mesmo ocorre com a folha de pagamento, se o funcionário está lotado na obra, o valor pago de informalmente (sem declaração no e-Social) precisa ser registrado em custo da obra, e se o funcionário estiver lotado no departamento administrativo, deve ser registrado em despesa.


1ª OBSERVAÇÃO: Geralmente, pequenas e médias empresas contratam o escritório para prestar serviços de natureza trabalhista, previdenciária, fiscal e contábil. Portanto, você pode acertar no contábil, mas vai continuar errando nos demais serviços, portanto, verifique com seu departamento jurídico qual melhor maneira de formalizar esta situação para o cliente de forma que ele assuma inteiramente a responsabilidade por eventuais sanções, levando em consideração que você orientou ele para fazer o correto.

2º OBSERVAÇÃO: Sem prejuízo do que foi exposto acima, a escrituração contábil, eventualmente precisa reconhecer provisões para eventuais perdas futuras gerados por eventos passados, tais como litígios (trabalhistas, comerciais, societários, etc) ou multas (tributárias, trabalhistas, comerciais). Neste caso estudo mais afundo se existe a necessidade do reconhecimento destas provisões. (Neste caso, também é importante reportar ao cliente que o lançamento da provisão será declarada).

Se este cliente representar um risco extremamente assimétrico para seu escritório, estude com muito detalhe a viabilidade de rescisão de contrato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.