x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.380

Matriz e Filial

Guilherme Ferreira Silva

Guilherme Ferreira Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 30 dezembro 2022 | 07:51

Senhores (a), bom dia!

Estou com uma empresa que possui filial, a contabilidade é feita de forma centralizada. Porém, me surgiu algumas dúvidas por ser a primeira vez com esse tipo de situação. 

A filial não tem nenhuma movimentação (compra e venda), apenas, as provisões de folha de pagamento, inss, e demais encargos (Os DARFS são emitidos no CNPJ da filial). Essas provisões deverão ser feitas na filial ou na própria matriz? Lembrando que todos os pagamentos são feitos pela matriz. 

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 30 dezembro 2022 | 10:17

Juridicamente, matriz e filiais fazem parte da mesma empresa. Se você optar por fazer a contabilidade de forma centralizada, não vejo problemas. Dado o exposto, as provisões podem ser realizadas pela própria matriz.

Acho interessante apenas fazer algumas ressalvas:

 - Fique atento as obrigações trabalhistas relacionadas a lotação dos colaboradores em cada estabelecimento;

 - Fique atento a regularidade na Sefaz de cada estabelecimento, principalmente, mas não se limitando, caso as UFs de cada estabelecimento sejam distintas. Pode ser injustificável uma filial possuir gastos com folha de pagamento sem possuir operação (exceto, quando for comprovado que é escritório administrativo);

 - Caso a empresa queira relatórios contábeis gerenciais, ou mesmo informações nas notas explicativas, e a contabilidade é centralizada na matriz, o procedimento de levantamento fica extremamente manual, e consequentemente mais trabalhoso, demorado e sujeito a erros.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.