x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 128

Empresa consta como "inapta"

Ricardo Almeida

Ricardo Almeida

Iniciante DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 1 ano Terça-Feira | 3 janeiro 2023 | 23:46

Olá,

Descobri recentemente no site da receita que o CNPJ de uma empresa minha que deveria constar como “inativa” agora consta como “inapta”.

Tenho uma outra empresa que está ativa, consultei no mesmo site. Ambas foram abertas com o mesmo contador que tenho até o momento.

Informei o contador que vi a empresa como inapta e o mesmo disse que é necessário dar baixa na empresa (o que nunca foi minha intenção) ou então fazer a contabilidade dela mensal dos últimos anos tendo que cobrar a mensalidade dela também desse período, coisa que fiquei sabendo só agora, por ter eu mesmo descoberto que a empresa consta como “inapta”.

Diante dessa dúvida, consultei o site do Simples Nacional e obtive as seguintes informações:
 
---

Diagnóstico Fiscal na Receita Federal
Pendência- Ausência de Declaração
 
DEFIS(Ano-Calendário) 20Oculto               
 
PGDAS-D (Período de Apuração)
2019 - JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
2020 - JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
2021 - JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
2022 - JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV

---
 
Pelo que entendi, essas taxas deveriam ter sido emitidas pelo contador na época, mas por algum motivo não foram.

É isso mesmo??? Alguma dica de como resolver essa questão?

Muito obrigado,

Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 4 janeiro 2023 | 08:27

*Descobri recentemente no site da receita que o CNPJ de uma empresa minha que deveria constar como “inativa” agora consta como “inapta”

No CNPJ só vai contar ATIVA, BAIXADA ou INAPTA.

Para regularizar as declarações devem ser entregues e as multas pagas.

Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 4 janeiro 2023 | 09:31

Bom como você cita que os dois CNPJ foram abertos com o mesmo contador, acredito que em algum momento houve um erro ou falta de comunicação e entendimento entre as partes, pois, você alega que um dos CNPJ deveria estar inativo. E como citado a cima se há pendencias a regularizar é porque este ainda está ativo. Agora resta a você negocias com seu contador, pois você em algum momento teria solicitado a inativação e o processo não foi feito caracterizando erro do contador ou você acha que solicitou e não solicitou e uma empresa ativa que não há pagamento do honorário o contador suspende o serviço dele quanto aquele CNPJ  e o dia que o empresário necessitar regularizar para efeito de algum interesse o contador cobrará sobre o serviço de regularização do mesmo.

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.