x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 216

Pagamento de parcelamento de simples nacional

Paola

Paola

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 6 janeiro 2023 | 10:30

Olá! 

Tenho que lançar um pagamento de parcelamento, minha dúvida é como lanço os juros? Ou melhor, qual conta eu debito
Coloquei em juros passivos mas acho que está incorreto..

Agradeço desde já!

RAIMUNDO PEREIRA LIMA

Raimundo Pereira Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 9 janeiro 2023 | 12:16

Boa tarde Paola!
Dá um pouco de trabalho é para controlar, mas ao invés de dar baixa na obrigação mensal de Recolher o Tributo tal, para CAIXA ou BCO, o faço para o  Crédito de Parcelamento Fulano de tal, do Estado. Município, da RFB ou da PGFN;   

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 9 janeiro 2023 | 13:45

Faço como o Raimundo no que diz respeito a amortização do saldo principal, e o valor dos juros, nós lançamos em "Despesa com Juros passivos" sim.

Nós estamos passando por uma transição no que tange o período de reconhecimento destes juros.

 1 - Procedimento adotado até o presente: Nós deixávamos em aberto nas contas específicas (Simples Nacional a Recolher, Pis a recolher, IRRF a recolher, etc) apenas o saldo principal, e no momento da consolidação do parcelamento reconhecíamos no resultado do exercício, a multa e os juros. Neste momento também fazíamos a transferência de saldo das contas específicas para conta de parcelamento (Também individualizada por número do parcelamento). Mensalmente, nós lançávamos os juros apenas da diferença entre o valor do principal definido para a consolidação do parcelamento e o valor do DARF/GARE/GPS recolhidos.

2 - Procedimento que iremos adotar após a elaboração de uma planilha para controle: Reconheceremos no resultado do exercício (Despesas com juros passivos) todos os juros mensalmente, assim que o tributo ficar em atraso (em conta específica de "Juros sobre tributos em aberto a recolher"), e durante os recolhimentos, apenas iremos dar baixa no passivo que já estava em aberto. Esta mudança se dará para melhor atendimento aos princípios da prudência e da competência.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.