x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 80

Mensuração e evidenciação

fransley

Fransley

Iniciante DIVISÃO 3, Aprendiz
há 1 ano Domingo | 15 janeiro 2023 | 15:21

Boa tarde Pessoal. 

um passivo financeiro, exemplo, financiamento pos fixado, onde eu não sei qual  é o valor da minha parcela. existe apenas uma projeção, quando o banco envia a cobrança, como fazemos na contabilização?
exemplo:  todo mês vem valores de parcelas diferentes do mês anterior, como contabilizamos o emprestimo no passivo, se não conhecemos o juros?

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 16 janeiro 2023 | 12:12

Fran,
Como regra geral, quando vc não tem um dado definitivo vc deve fazer uma estimativa. Em tais casos, a norma do CPC 25 afirma que o profissional de contabilidade deve procurar a melhor estimativa.
O conceito de "melhor estimativa" consta do item 37 do CPC 25: 
37. A melhor estimativa do desembolso exigido para liquidar a obrigação presente é o valor que a entidade racionalmente pagaria para liquidar a obrigação na data do balanço ou para transferi-la para terceiros nesse momento. É muitas vezes impossível ou proibitivamente dispendioso liquidar ou transferir a obrigação na data do balanço. Porém, a estimativa do valor que a entidade racionalmente pagaria para liquidar ou transferir a obrigação produz a melhor estimativa do desembolso exigido para liquidar a obrigação presente na data do balanço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.