x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.846

Aplicação BTG Pactual

Fabiano Araujo

Fabiano Araujo

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 19 janeiro 2023 | 09:16

Olá meus amigos.

Tenho um cliente que aplicou R$ 4.000.000,00 no BTG Pactual.
Meu cliente é Lucro Presumido.
Eu gostaria de saber como contabilizar a atualização desta aplicação. Eu recebi o extrato e vi que o BTG compra e vende ações e títulos de outras empresa investindo assim o dinheiro aplicado pelo meu cliente.
Considerando que não houve resgate no período pelo meu cliente, devo contabilizar conforme o extrato da aplicação toda a movimentação?
Ou Devo fazer: Valor atual R$4.1000.000,00 - Saldo anterior R$4.000.000,00 = Receita Financeira R$ 100.000,00?
Os valores acima são meramente explicativos.
Eu já pedi ajuda ao BTG mas eles não respondem.
A aplicação inicial ocorreu 01/12/2022
Recebemos o extrato da aplicação desse período e o Saldo final em 31/12/2022 ficou conforme abaixo:
Saldo em 01/12/2022 R$4.000.000,00
Saldo Bruto em 31/122022 R$ 4.076.873,96
Essa diferença é a Receita do Período???

Podem me ajudar?

Gratidão.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 19 janeiro 2023 | 10:34

É necessário verificar algumas situações:

 - É uma carteira administrada: O banco/corretora, compra, vende, contrata derivativos em nome do próprio cliente, sendo que este cliente é proprietário que está negociando, e o banco/corretora faz o serviço de negociar os ativos.

ou

 - São fundos de investimento: O cliente é cotista de fundos abertos, ou seja, quando ele compra cotas deste fundo, o dinheiro entra no caixa do CNPJ deste fundo, e então, o gestor deste fundo define quais ativos serão negociados, fazendo com que a cota que aparece no extrato do cliente oscile de acordo com o PL deste fundo.


Após saber esta informação, é necessário verificar outras informações, tais como: o tipo de aplicação (renda fixa e/ou variável), vencimento (quando o título pode ser vendido/resgatado), liquidez (quanto tempo demora para receber o dinheiro após a solicitação do resgate), risco de crédito (capacidade dos credores em honrar o pagamento dos valores investidos).

Após o conhecimento destes detalhes, é possível identificar quais as implicações contábeis e tributárias, ou seja, se o investimento será considerado Caixa e equivalentes de caixa (AC), aplicações financeiras (AC), ou investimentos (ANC), qual a forma de atualizar o valor no balanço (marcação a mercado, valor justo, etc), e quando ocorre a tributação (Regime de caixa ou competência. Incidência ou não do come cotas).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.