x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.285

Contabilidade para Audiovisual - ANCINE

ALAN CONTADOR

Alan Contador

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 24 janeiro 2023 | 16:05

Boa tarde a todos contadores e profissionais ligados a área!

Sou leigo nesse assunto e recentemente surgiu uma oportunidade de trabalhar com a contabilidade de uma empresa do setor de audiovisual optante pelo SIMPLES NACIONAL.
A questão é, ela recebeu um valor de 500 mil do Fundo Setorial do Audiovisual para desenvolver um curta metragem e tenho muitas duvidas em como deve ser elaborado o BP e DRE e contabilizar isso. O projeto funciona assim: A empresa recebe dinheiro pelo FSA na qual será utilizado para a produção de um projeto. Ao final desse projeto, ele passará a integrar o ativo intangível da empresa pelo prazo de 7 anos, aonde toda receita mensal com royalties será dividida em 50% para o FSA e 50% para a empresa.

Após longa pesquisa, encontrei que deveria ser contabilizado o recurso oriundo do FSA dessa forma (os valores aqui citados são fictícios para apenas compreender minhas duvidas):

C PROJETO FSA (PC)    500.000
D BANCO PROJETO FSA (AC)     500.000

Dos pagamentos aos fornecedores mensalmente enquanto ocorre a produção do curta metragem:

C BANCO PROJETO FSA (AC)      100.000
D DESPESAS PROJETO FSA (DRE)      100.000

Da baixa de obrigação pela execução do projeto:

C RECEITAS PROJETO FSA (DRE)  100.000
D PROJETO FSA (PC)      100.000

Dos rendimentos de aplicações financeiras durante o período:
D BANCO PROJETO ANCINE (AC)     1.000
C RECEITAS FINANCEIRAS (DRE)      1.000

Entendo que assim, mensalmente ao final da produção do projeto todas contas estariam zeradas, mas a questão é que o valor desse projeto deveria integralizar o ativo intangível pelo mesmo valor que foi o custo da produção, para ser amortizado ao longo de 7 anos, porém não estou encontrando a maneira correta de contabilizar esse intangível.
E posteriormente a conclusão do projeto, conforme o recebimento de royalties, como deve ser contabilizado a amortização do intangível? 

Qualquer ajuda seria bem vinda, pois tenho muitas duvidas nesse tipo de atividade, e encontrei muita pouca coisa que fala sobre!
Desde já meus sinceros agradecimentos!

Cristiane Caramelo

Cristiane Caramelo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 34 semanas Quarta-Feira | 15 novembro 2023 | 09:18

Bom dia, também estou precisando de ajuda. Estou iniciando com um cliente produtor de cinema o qual está sem movimento porém em 2021 recebeu um valor da ANCINE para produção de um filme e o mesmo está em uma conta do banco do brasil para utilização em filme específico. Acontece que a contabilidade anterior não fez nada de balanço e agora preciso acertar toda essa questão. Pergunto como devo lançar ( entendi acima) mas nesse meu caso como devo proceder ? Pois a cliente insiste em não querer dar as informações dessa conta pois diz que o dinheiro é dela e tals e não pode mexer se não for pra produçao. Já expliquei mil vezes que precisa sim estar contabilizado até porquê as despesas e custos dessa filmagem sairão desta conta e as mesmas precisam ser demonstradas caso a ANCINE solicite. Alguém pra ajudar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.