x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 186

Contabilizaçao de importaçao

Michelle Rodrigues

Michelle Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar
há 1 ano Quinta-Feira | 26 janeiro 2023 | 10:48

Bom dia, 
estou com duvida com relação a contabilização, ja verifiquei os tópicos, porem nenhum me atende.
Empresa lucro presumido, importa com adiantamento ao fornecedor internacional,  quita o fornecedor e a NF vem maior que o valor ja pago, sendo que as despesas sao pagas ao despachante como adiantamento tbm e dps que emite a NF acerta a diferença.
a NF integra em estoque contra fornecedor pelo valor total, e aproveita o ICMS.

Rocha658

Rocha658

Bronze DIVISÃO 2, Account Manager
há 1 ano Sexta-Feira | 27 janeiro 2023 | 10:07

MIchelle,
Referente a importação o processo, eu diria, é muito diferente daquele de compra nacional.
caso queira pode enviar email, deve estar visível no meu perfil, que lhe informo meu telefone e podemos conversar.
Vamos dividir o processo em partes:
1) adiantamento em moeda estrangeira, como exemplo USD, você vai registrar em reais (BRL) mas tem que controlar, período por período,  a variação cambial até o momento do pagamento;
2) adiantamento ao despachante para pagamento das despesas de desembaraço, como exemplo, armazenagem e capatazia e alguns casos o frete marítimo;
3) navio, mercadoria comprada, chega no PORTO, existe o calculo do desembaraço, onde é todos os custos/despesas entram para o calculo do valor da NF, que não é e nunca será igual ao valor do adiantamento ao seu fornecedor no exterior (parte 1).
4) os impostos da NF, ICMS, IPI, PIS e COFINS podem ser creditados respeitando a legislação de cada imposto.

Como pode ver é "meio" complicado né. Espero ter ajudado.





Você deve criar um processo para contabilizar
 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.