x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 268

ESQUEMA PARA CONTABILIZAÇÃO COM CENTROS DE CUSTO

EDUARDO HIDEKI NAGATA

Eduardo Hideki Nagata

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 1 ano Quinta-Feira | 26 janeiro 2023 | 17:31

Olá, pessoal.

Esse é meu primeiro post aqui no fórum. Estou trabalhando no desenvolvimento de um sistema ERP para um nicho específico e tenho algumas (muitas rsrs) dúvidas com relação a escrituração contábil de empresas para as quais pretendo vender esse software. 

Fui leigo no assunto de contabilidade, mas já posso dizer que adquiri uma base sólida pela leitura de um livro de contabilidade geral e com isso já consegui montar uma estrutura básica para fazer os registros da contabilidade por meio do método de partidas dobradas. 

Esse programa que estamos desenvolvendo terá a possibilidade de cadastrar múltiplas empresas, e um cadastro de de plano de contas onde será possível relacionar um plano de contas com uma empresa em uma relação 1 para 1.

A cada lançamento será feito um registro em uma tabela "Transação", para cada transação haverão 2 ou mais operações de débito ou crédito em uma tabela "Operações", sendo que a soma das operações de débito deve ser igual a soma das operações de crédito para a mesma transação.

Até aí tudo bem, é um mecanismo tradicional para fazer a escrituração contábil e com ele creio que conseguirei obter as demonstrações exigidas. O desafio agora será entender a maneira como os lançamentos devem ser automatizados na ocorrência de diversos eventos na empresa.

Vi que muitas empresas fazem a divisão por centros de custo, e pelo que eu entendi de centros de custo (tema que o livro que eu li não aborda por isso tive que buscar de diversas fontes na internet, muitas vezes com definições não muito claras) são subdivisões das contas que não são contas mas sim utilizadas para referenciar um determinado departamento, local, projeto, etc. onde a operação aconteceu.

Segundo esse meu entendimento, posso ter as seguintes operações:

Transação 1:
D - Conta despesa com energia elétrica - centro de custo Loja 1
C - Conta Caixa/Banco BB - centro de custo Loja 1

Transação 2:
D - Conta de investimento para construção de algum ativo - centro de custo propriedade A
C - Conta estoque de materiais - centro de custo Armazem A

Transação 3: 
D - Conta de despesa com internet - centro de custo da propriedade A
C - Conta Caixa/Banco BB - centro de custo da propriedade B

Entendo que, no caso da transação 3, o dinheiro para pagamento da despesa com internet na propriedade A foi disponibilizado pela propriedade B. Seria essa a forma correta de pensar e modelar isso?

No caso da transação 2, entendo que o saldo da conta "estoque de materiais" geral irá conter o saldo da conta estoque de todos os centros de custo e depois se eu quiser restringir esse relatório para exibir o saldo da conta estoque no centro de custo do Armazem A, basta filtrar por esse centro de custo nessa conta.

Em uma tabela no banco de dados ficaria mais ou menos assim:

|___Valor___|___Conta___                       |__TipoDeOperacao___|____CentroCusto___|
|R$ 500,00  |  ativos em construção   |               D                     |    propriedade A     |
|R$ 500,00  |   estoque de materiais  |               C                      |    Armazem A          |

Além disso, digamos que eu queira criar um centro de custo para esse ativo em construção, esse centro de custo então estaria subordinado a propriedade A em uma estrutura hierárquica.

Gostaria de saber se essa maneira de pensar está correta e se esse esquema de contabilização dará suporte as complexas necessidades de contabilização que podem surgir e que no momento não consigo me aprofundar no entendimento.

Já procurei aqui no fórum, mas não encontrei nada que esclareça especificamente essa dúvida.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.