x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 154

Transformando de MEI para ME

Camilla

Camilla

Bronze DIVISÃO 2, Agente Comercial
há 1 ano Sexta-Feira | 27 janeiro 2023 | 10:39

Bom dia! Gostaria de uma ajuda dos amigos.
Quando me formei em contabilidade fiquei muito focada na área de licitação, e para alguns assuntos estou um tanto desatualizada.
Hoje estou tentando vivenciar outras áreas na contabilidade e estou tendo um pouco de dificuldade.
Consegui um cliente que atingiu o limite do MEI e precisa desenquadrar, passando para ME, passando a empresa para sociedade LTDA. Gostaria que me orientassem com relação ao procedimento desse processo.
Desde já agradeço a todos 

Guilherme Barbosa

Guilherme Barbosa

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 27 janeiro 2023 | 11:47

Prezado, bom dia!


O Desenquadramento será por excesso de faturamento, mas ele ficou dentro dos 20% ou ultrapassou? Se ficou dentro, o desenquadramento se dará no ano subsequente, se passou dos 20% fará retroativo, ou seja, de janeiro a dezembro (considere o mês de abertura) terá que recolher o imposto no Simples Nacional com juros, multas etc. Feito isso, entrará com o processo de desenquadramento na Junta Comercial, depois, deferido, a empresa se tornará ME.

Atenciosamente,
Guilherme F. Barbosa 
E-mail: [email protected]  
Telefone: (11) 9.8882-5004

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.