x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 218

Nota fiscal de entrada e saída

Flavinha

Flavinha

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 30 janeiro 2023 | 17:10

Olá, boa tarde. Gostaria de tirar algumas dúvidas referente a NF de entrada e saída. Vou tentar enumerar para facilitar os casos, é bem extenso.

1- Minha irmã tinha uma loja de bijuterias e a NF de entrada dela era "agrupada". Por exemplo, tem 100 modelos de colares e 50 de pulseiras diferentes, 10un de cada. A NF que emitiram para ela era tipo "1000un de Colares" e na outra linha "500un de Pulseiras" sem especificar os 100 e 50 modelos diferentes de cada. Mas a saída dela, para cada cliente na loja virtual dela (era só ecommerce) era "1 colar de coração rosa", para o outro cliente "1 pulseira de estrela dourada, 1 pulseira de estrela azul, 1 colar de nuvem prateado", bem detalhado para cada venda.

Fui informada que a NF de entrada dela estava "errada" e que deveria ter sido emitida detalhadamente pela empresa que vendeu. Gostaria de saber se isso poderia ter gerado problemas, pois o antigo contador nunca informou nada a respeito então ela achava normal. Afinal ela tinha de fato 50 colares e 20 pulseiras para vender, e ela era uma empresa Simples Nacional bem pequena com poucas vendas ao mês então mesmo errado não "correria o mesmo risco de empresas grandes" caso de fato fosse errado.

Neste caso, gostaria de saber se a entrada e saída de NF, com as descrições diferentes (um agrupado, outro detalhado), ainda que mantendo o NCM, estavam corretas, erradas, ou é um critério de cada empresa e não tem importância fiscalmente.

2- Agora o outro problema que gostaria de tirar dúvida. Há 3 anos ela fechou a loja, mas ainda tinha bastante bijuterias guardadas. Eu gostaria de poder revender as peças dela, então abri uma empresa para mim. Gostaria de saber se eu posso simplesmente pegar as bijuterias e começar a vender em uma loja virtual também (como se estivesse continuando a loja antiga, mas agora eu cuidaria dela).

Meu contador disse que devo dar "entrada nd NF", até aí tudo bem porque faz sentido, não tem como ter saída/vende do que não tem entrada numa loja. Minha irmã não se importa que eu fique com as peças, ela fica feliz pelo fato de "se livrar do que encalhou" e eu poderia começar minha loja sem muitos custos de produtos.

Como ela "dar as peças" para o contador que consultei é uma "doação" e teria impostos sobre isso, ele disse que seria eu "comprar" as peças dela mesmo como PF não contribuinte (pois o CNPJ dela foi baixado há 3 anos atrás). Meu CNPJ seria um Lucro Presumido devido a alguns fatores, então não teria como trabalhar o ICMS (eu na verdade não entendo muito disso ainda, é muito confuso para mim saber o que é ou não crédito, ou regimes, ou essas coisas)

Gostaria de saber se eu não posso simplesmente emitir uma NF de entrada para mim mesma sem ter que comprar as peças dela e sem ter que comprar as coisas dela (que ela nem faz questão e ainda teria imposto sobre o IR de PF dela, e ela disse que já fica feliz só de poder me ajudar a iniciar minha loja) e sem esse "imposto de doação" caso de fato se caracterize como doação.

De qualquer forma, o contador ainda disse para fazer um termo tipo "acordo por escrito" em papel mesmo falando da venda e do que tinha do estoque da PF para minha PJ.

2.1- No caso, gostaria de saber o que poderia ser feito de mais indicado, pois para mim é bem confuso, talvez para pessoas experientes seja algo simples de se resolver. Não entendo porque não posso simplesmente pegar as peças (que ela nem quer e não liga de eu ficar) e começar a vender emitindo uma NF para mim mesma de entrada na minha loja, sem que tenha que ter IR de doação ou então que ela tenha que pagar IR que foi o que ela disse que para ela não faz sentido e ela já fica feliz só de poder me ajudar e eu ajudo ela com a "dor" dela do estoque antigo parado ocupando espaço na casa edla.

2.2- E como são muitas peças, gostaria de saber se o que houve no caso (1) é errado ou correto. Se eu deveria dar entrada na NF como "colar" e "pulseira" agrupado (assim como foi feito para ela antigamente), mesmo que na venda minha NF saia tudo detalhado (vou manter os nomes que ela usava para cada modelo). Ou se preciso dar entrada peça a peça, modelo a modelo, quantidade a quantidade, etc... O que seria o mais correto? Ou se realmente é algo facultativo de cada empresa dar entrada e saída de NF de formas iguais/diferentes.

Obrigada gente!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.