x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 384

Contabilizar de Bonificação Concedida - Valor da NFe Maior que o Custo

JOAO LUIZ PEREIRA

Joao Luiz Pereira

Prata DIVISÃO 1, Gerente Administrativo
há 1 ano Quinta-Feira | 2 fevereiro 2023 | 09:58

Bom dia

Prezados,

Já dei uma olhada em algumas postagens sobre contabilização de bonificação, porém não encontrei algo que encaixasse a minha realidade! Peço ajuda a vocês para caso hipotético abaixo.

Produto: Pistão
Custo: 300,00
Valor da Nota Fiscal de Bonificação 550,00

Com base nessa informação acima, como ficaria o lançamento contábil dessa nota fiscal ( emitindo com o cfop 5910 )


Atenciosamente,
João Luiz Pereira
  

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 2 fevereiro 2023 | 11:29

João,
O único lançamento é baixa do custo.
De outro modo, para chegar ao valor da NF vc teria que fazer um ajuste no valor do estoque no valor 250 tendo como contrapartida uma receita. Ocorre que essa receita não existe. Além disso, se houvesse o reconhecimento dessa receita tudo ficaria do mesmo tamanho porque se vc contabiliza uma receita de 250 e baixa o custo de 550 o efeito no resultado é sempre 300. A contabilidade segue a lógica de que ninguém perde mais do que tem registrado.

JOAO LUIZ PEREIRA

Joao Luiz Pereira

Prata DIVISÃO 1, Gerente Administrativo
há 1 ano Quinta-Feira | 2 fevereiro 2023 | 17:14

Boa tarde

Edmar,

Neste caso eu poderia fazer dessa maneira abaixo...

D - Mercadoria bonificação concedida (CR)   550,00
C - Custo mercadoria (estoque) (AC)              300,00
C - Mercadoria bonificação concedida (CR)  250,00

Fazendo dessa maneira eu baixo o meu estoque pelo custo, e a conta de despesa no final vai resultar 300,00, pois vou contabilizar o valor cheio da nota fiscal e o que exceder ao custo será lançado na mesma conta a crédito, seria isso  ?


Atenciosamente,
João Luiz Pereira


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.