x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 101

Encerramento de Optante simples para abertura MEI

Jonatas

Jonatas

Iniciante DIVISÃO 3
há 1 ano Terça-Feira | 14 fevereiro 2023 | 22:32

Abri uma MEI em novembro 2022, porém a nota gerada passou o limite de faturamento em 50%, esse ano a empresa está sendo enquadrada no simples.

Porém meu faturamento anual não vai passar de 81mil, foi esporádico, para não pagar a tributação de 6% estava pensando em encerrar a empresa e já abri outra MEI.

minha dúvida é, consigo pagar a tributação adicional referente ao ano passado, encerrar a empresa e logo em seguida abrir outra MEI no mesmo CPF?

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 15 fevereiro 2023 | 13:34

Boa tarde,
Consegue sim, porém não recomendo. Eu não acredito nessa solução que muitos optam por seguir. O motivo? Seria muito fácil "resolver" a ultrapassagem de limite do MEI. Sempre que ultrapassar o limite bastaria fechar e abrir um novo. Além disso, se o seu MEI ultrapassou em 50% em 2022 ele deveria se desenquadrado retroativamente a janeiro ou sua data de abertura, caso senha sido aberto em 2022. Não seria uma tributação adicional, seria todo o período como simples. O adicional é pago quando a ultrapassagem do limite é menor que 20% do total. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.