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Como Gerenciar uma Indústria?

Aurélio Cardoso Santos

Aurélio Cardoso Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 13 março 2007 | 10:49

Olá pessoal, gostaria que voces me desses algumas dicas do que devo fazer dentro de uma industria (de sabão) para gerencia-la, tanto contabil como financeiramente! Quais os principais procedimentos???por favor, me ajudem...

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 13 março 2007 | 16:00

Aurélio boa tarde.

Ví que voce postou em outro tópico alguma coisa a respeito dessa mesma empresa. Bom aqui vai algumas dicas de como voce deverá trabalhar com a contabilidade, hajavista tratar-se de uma industria.

CUSTOS

Neste trabalho que apresento para vocês visitantes, obviamente não se esgota o asssunto CUSTOS que é muito mais amplo e complexo do que simples fórmulas de calculos.

É indispensável uma planilha ou sistema de custos, para qualquer tipo de atividade. Caso contrario a formação de preços ficara prejudicada.

Para a elaboração de custos é necessário conhecer a fundo a empresa, suas atividades, tributação e legislação que a envolvem.

Algumas definições de custos
- Gasto: desembolso a vista ou a prazo para a obtenção de bens ou serviços independente de sua destinação dentro da empresa
- Investimento: compreendem geralemnte os gastos com obtenção de bens de uso da empresa.
- Custo: compreende os gastos com a obtenção de bens e serviços aplicados na produção.
- Despesa: compreende os gastos decorrentes do consumo de bens e da utilização de serviços das areas adminsitrativas, comercial e financeira que direta ou indiretamente visam a obtenção de receita.
- Desembolso: entrega de numerarios antes, n momento ou depois da ocorrencia dos gastos.

Criando-se centros de custos as coisas ficam mais faceis para se efetuar os calculos.

Custos mal elaborados vão ter como conseqüência preços errados ou incoerentes

Muitas vezes realizamos grandes esforços para vender nossos produtos ou serviços, fazemos investimentos em publicidade e propaganda e o retorno não aparece devido a não termos nenhuma estrutura para atender o futuro cliente passando para ele um preço correto.
Claro que ele vai argumentar que esta muito caro e coisa e tal, mas tendo-se uma planilha de custos em mãos podemos argumentar com ele.

Basicamente para apuração dos custos e formação dos preços é necessário cumprir este roteiro:

1. Definir a quantidade de matérias-primas e materiais que serão utilizados para produzir uma unidade ou lote de cada produto ou mesmo um serviço;
2. Definir os custos dos materiais e matérias-primas a partir do preço de compra, acrescido de todos as despesas acessórias (fretes, seguros, etc);
3. Verificar a quantidade de pessoal e o número de horas de mão-de-obra direta empregados na fabricação de um produto ou de um lote de produtos não se esquecendo dos encargos sociais;
4. Alocar por setor, produto ou atividade o custo da mão-de-obra direta empregados na fabricação de uma unidade ou lote de produtos;
5. Definir os critérios para apropriação dos gastos fixos aos produtos;
6. Estudar estrategicamente a alocação dos gastos fixos aos produtos, considerando o fator preço como fonte de vantagem competitiva;
7. Alocar todos os gastos fixos aos produtos segundo o melhor critério definido pela empresa;
8. Definir e aplicar os custos de comercialização, como: impostos, comissões, marketing, etc.
9. Estabelecer a margem de lucro adequada ao produto (observar o fator estratégico);
10. Calcular o preço de venda.

Margem de contribuição é a diferença entre a receita e o custo variável de cada produto; sendo um instrumento de grande relevância no controle do custeio variável e para tomada de decisões.

A Margem de contribuição tem um papel importante na análise da relação volume-lucro.

Quando a margem de contribuição é igual aos custos fixos à empresa terá lucro zero ou ponto de equilíbrio.

Quando a margem de contribuição é menor que a dos custos fixos, a empresa esta perdendo dinheiro.

A margem de contribuição é dada fórmula:

MC = PV - (CV + DV)

onde :
PV = Preço de Venda
CV = Custos Variáveis
DV = Despesas Variáveis

As despesas variáveis devem ser computadas, pois acabam refletindo no preço final de venda, como por ex. comissões de vendedores.

Os custos podem ser diretos e indiretos

Diretos: Gastos com materiais, mão d eobra e gastos gerais de fabricação aplicados diretamente ao produto.

Indiretos: São os gastos aplicados indiretamente no produto.

São exemplos de custos diretos:
- Matéria prima;
- Materais Secundários (90%);
- Material de Embalagem;
- Mâo de obra com pessoal envolvido na produção (70%).

São exemplos de custos indiretos:
- Materiais secundários (10%);
- Mão de obra com pessoal administrativo;
- Depreciação;
- Energia Elétrica;
- Aluguel;
- Outros gastos ou despesas.

Com relação ao volume de produçã os custos podem ser:
A) Fixos: indempendem do volume de produção do periodo;
B) Variaveis: variam em função das quantidades produzidas;
C) Semifixos: são os custos fixos que possuem parcela variavel;
D) Semivariaveis: são os custos variaveis que possuem uma parcela fixa.

Expressões técnicas

Custos de matérias primas disponiveis: estoque inicial + compras de matérias primas do periodo;

Custo das matérias primas aplicadas: custo das matérias primas disponiveis + mão de obra direta;

Custo de Transformação: gastos com empresas de produção;

Custo de produção do periodo: é a soma dos custos incorridos na produção do periodo

Custo de produção: custo de produção do periodo + estoque inicial de produtos em elaboração

Custo de produção acabada no periodo: custo de produção - estoque final de produtos em elaboração.

Custos de produtos disponiveis para venda: Custo de produção acabada no periodo + estoque inicial de produtos acabados.

Para se apurar o custoi d eprodução do periodo pode ser usada a seguinte fórmula:

CPP = MP + MOD + CIF

Onde:
- CPP: Custo de Produção do Periodo
- MP: Matéria Prima
- MOD: Mão de Obra Direta
- CIF: Custos Indiretos de Fabricação

Para se apurar o Custo Simplificado do periodo usa-se a seguinte fórmula:

CSP= EI + (C - CA) + MO + GGF - EF

Onde:
CSP: Custo Simplificado do Periodo
EI = Estoque Inicial *
C = Compras
CA = Compras Anuladas
MO = Mão de Obra
GGF = Gastos Gerais de Fabricação
EF = Estoque Final *

* Estoque de materias primas, materiais secundarios, material de embalagem e produtos em elaboração.

Tenha sempre bom senso ao elaborar uma planilha de custos nunca misturando custos com despesas.

Custo é tudo aquilo que é usado para a fabricação de algo ou prestação de um serviço.

Despesas é aquilo que nada tem a ver com o produto ou serviço. Exemplo: assinatura de jornais. Agora assinatura de periódico fiscal ai sim pode ser considerado custo.

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Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
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Iniciante DIVISÃO 1
há 16 anos Segunda-Feira | 30 junho 2008 | 01:13

Olá, Claudio sobre a sua resposta acima fiquei com uma dúvida.

Esse metodo acima é para a Contabilidade Gerencial, já que a Legislação aceita apenas o custeio por absorção. Neste caso como encontro o valor do CPV?

Por exemplo tenho uma ficha dos Produtos Acabados, esse total seria o meu CPV?

O lançamento contabil correto seria: D - CPV
C - Produtos Acabados ?

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