x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 903

subvenção para investimento

ADRIANA SILVA

Adriana Silva

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 20 fevereiro 2023 | 15:32

Boa tarde!
Tenho uma dúvida em relação ao contabilização do subvenção para investimento em 31/12/XX, pois o valor da subvenção é maior que o resultado  apurado no exercício, a IN RFB Nº 1700/2017 NO CAPÍTULO XXXIX, § 3º diz que:

  (Se, no período de apuração, a pessoa jurídica apurar prejuízo contábil ou lucro líquido contábil inferior à parcela decorrente de doações e de subvenções governamentais e, nesse caso, não puder ser constituída como parcela de lucros nos termos do caput, esta deverá ocorrer à medida que forem apurados lucros nos períodos subsequentes.)

A minha dúvida é se eu devo contabilizar apenas a diferença entre o meu resultado e o valor da subvenção ou como diz a normativa apenas reconhecer a reserva nos exercícios posteriores?

Ex: tenho apurado no exercício 100.000,00
 subvenção para investimento 200.000,00

devo reconhecer o valor 100.000,00 integralmente na reserva de incentivos fiscais?
ou reconhecer os 100.000,00 na reserva de lucro e posterior quando houver lucro que ultrapasse a o valor do incentivo o constituir?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.