x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 388

Pró Labore x DEFIS - 2023

Marco Araujo

Marco Araujo

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 20 fevereiro 2023 | 17:30

Olá, tudo bem com todos ?
Preciso de uma orientação....
Estou iniciando o trabalho  do  Regime  Livro- Caixa ( Não no Regime Competência ) de algumas empresas para as delcarações DEFIS do Simples Nacional/2023.  O valor dos pró - labores, estou lançando pelo Valor líquido  de acordo com os recibos  .  Porém  na DEFIS no campo de informação dos rendimentos tributáveis , devo lançar pleo  Valor bruto de acordo com a DIRF ou de acordo com  o Livro Caixa? Já verifiquei o tópico postado aqui sobre o assunto, mas não encontro essa informação.   Como eles sofrem incidência do DARF previdência e IR ( que também os lanço no livro caixa de acordo com a data de pagamento ), estou em dúvida  como proceder.  Obrigado .

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 20 fevereiro 2023 | 19:10

Aqui no escritório utilizamos a mesma metodologia utilizada na DIRF. Pensamos que a Receita Federal do Brasil pode utilizar estes valores para cruzamento com a DIRPF (além da própria DIRF), portanto, deixamos a DEFIS alinhada com esta outra obrigação assessória. 

Entendo que a opção entre regime de caixa ou regime de competência para apuração do Simples Nacional é um fator independente ao pagamento do pró-labore, aplicando-se exclusivamente as receitas da empresa (Exceto na determinação do fator R).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.