x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 105

Imposto de renda Mei

Mara

Mara

Iniciante DIVISÃO 1, Garçom
há 1 ano Quarta-Feira | 22 fevereiro 2023 | 03:38

Ola, gostaria de tirar uma dúvida 
Meu irmão abriu Mei ano passado, para poder continuar em uma empresa pois pegou serviço terceirizado. Ele leva todos os dias os seus funcionários da casa dele para o serviço e vice versa, pois aí contrário fica sem mão de obra . 
Ele pode informar como  gastos o combustível? 

LEONARDO GASPARINI

Leonardo Gasparini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 22 fevereiro 2023 | 09:06

Olá, Mara...
Pelo que entendi, você deseja fazer o cálculo da parcela que será declarada como rendimento tributável e da parte que será declarada como rendimento isento a partir do faturamento do MEI em 2022 abatidas as despesas, para efeitos da declaração de imposto de renda da pessoa física.
No meu entendimento, SIM, pode considerar as despesas com combustível, dentre outras para o cálculo. Mas entenda que devem ser despesas exclusivamente inerentes à realização dos serviços como MEI (e não particulares) e muito importante, que estas sejam despesas comprovadas (notas fiscais, recibos, etc.). Lembre-se também que estas informações devem bater com a Declaração Anual do MEI que será feita.
Fugindo um pouquinho da sua pergunta, você informa a existência de “funcionários” (no plural). O MEI ainda pode ter apenas UM funcionário registrado e recolhidos os respectivos encargos e pagos os devidos benefícios (transporte, refeição, seguro de vida, assistência médica, etc) de acordo com cada categoria. É uma parte delicada essa questão, pois aqueles que não são devidamente registrados podem acionar a justiça trabalhista futuramente e pleitear seus direitos. Já vi MEI se arrebentar por conta desta questão trabalhista.
No mais, espero ter colaborado. Abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.