x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 9.473

ECD 2023 AB 2022 - RECUPERAÇÃO DA ECD ANTERIOR

Washington  Almeida

Washington Almeida

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 1 ano Sexta-Feira | 24 fevereiro 2023 | 16:18

Boa tarde. Sou responsável pela elaboração e envio da ECD de algumas empresas do grupo e pontualmente esse ano encontro dificuldade em recuperar a ECD do ano anterior para atendimento ao processo de elaboração, com a criação do bloco C. O PVA exibe mensagem de erro na estrutura da ECD a recuperar. Algumas tentativas foram feitas para eliminar algumas possibilidades de erro tipo: atualização da versão do PVA e busca da ECD enviada no site da receita, ambas sem êxito.
Mensagem: A ECD anterior não pode ser importada com sucesso pois contém erros de estrutura. Os erros apresentados fazem referência ao registro J800 mostrando a estrutura do registro e mais surpreendente é que no campo de valor esperado demonstra o registro J215!
Vocês possuem algum histórico de alguém que já tenha se deparado com tal situação ou fazem ideia do que pode estar ocorremdo? Seria problema do PVA?
Agradeço antecipadamente. Washington.

Washington  Almeida

Washington Almeida

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 1 ano Segunda-Feira | 27 fevereiro 2023 | 08:49

Bom dia José Carlos. 
Claro, segue mensagem do PVA:

No processo de recuperação do PVA exibe a mensagem abaixo:
"A ECD anterior não pode ser importada com sucesso pois contém erros de estrutura"

No processo de importação e validação de escrituração contábil indica os seguintes erros:
"O arquivo contém erros e não será importado . Corrija-os e importe novamente"

Detalhe:
Estrutura da linha inválida
Registro/Campo nãoinformado ou inválido Valor esperado: J215 Conteúdo do Registro J800||||Conteúdo do arquivo RTF 

Registro/Campo nãoinformado ou inválido Valor esperado: J900 Registro/Campo não informado ou inválido

Entendo que se houvesse erro conforme mensagens acima, não seria possível validar e transmitir a ECD 2021.

Grato
Washington
@Oculto
1298121-1301

Washington  Almeida

Washington Almeida

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 1 ano Sexta-Feira | 12 maio 2023 | 14:16

Boa tarde Francisco.

Sim foi resolvido. Enviei para a equipe da receita que trata especificamente de temas do sped contábil. Solicitaram a minha ECD do ano anterior para análise e me retornaram para realizar o teste, logo em seguida soltaram uma revisão do PVA(PGE). Me estranha você ainda estar com essa impossibilidade.

Me envie a mesagem exata que está sendo exibida, se preferir me enviei por e-mail.

WMA

Solange Cardelli

Solange Cardelli

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 12 maio 2023 | 17:00

Boa tarde, estou com problemas para recuperar a ecd anterior , ja baixei o arquivo da receitabx, segue o erro: "O ARQUIVO SELECIONADO NÃO PODERÁ SER RECUPERADO PORQUE EXISTE UMA ESCRITURAÇÃO NA BASE DE DADOS DO PVA COM A MESMA IDENTIFICAÇÃO (NRO. DE ORDEM) DA ECD SENDO RECUPERADA", verifiquei os arquivos e estão com os números de livro corretos na sequencia, não sei o que posso fazer. grata. solange cardelli

ALAN CEZAR

Alan Cezar

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 1 ano Segunda-Feira | 15 maio 2023 | 10:59

Não estou conseguindo importar o ECD do ano corrente e a mensagem é a mesma já reportada anteriormente:

Detalhe:
Estrutura da linha inválida
Registro/Campo não informado ou inválido Valor esperado: J215
Conteúdo do Registro J800||||Conteúdo do arquivo RTF 

Seria importante obtermos o contado da equipe técnica que cuida do ECD na RCF, assim poderiamos enviar esse tipo de incidente o que poderia acelerar a solução do problema.
Me parece que o amigo WASHINGTON ALMEIDA tem esse contato.

ALAN CEZAR

Alan Cezar

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 1 ano Terça-Feira | 16 maio 2023 | 14:14

Boa tarde pessoal,

Enviei os dados do erro para a equipe de TI da ECD e hoje lançaram nova versão que seria para corrigir o problema, mas isso não aconteceu ainda.

Como para resolver o problema que relatei basta incluir manualmente os registros J900 e J930 por hora preferi resolver com esse solução caseira. Mas o ideal fosse que o PVA importasse essas informações  até porque é o terceiro ano do layout 9.00 não houveram modificações estruturais no arquivo e portanto o erro não deveria ocorrer.

Acredito que até o final do período de envio outros versão corretivas do PVA serão disponibilizadas pela RFB.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.