x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 59.188

Modelo de Distrato de Prestação Serviços Contábeis

Deise Mara

Deise Mara

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 22:06

Boa Noite!
Alguém teria um modelo de Distrato de Prestação de Serviços Contábeis para me indicar?
Estou com um cliente inadimplente e gostaria de encerrar as atividades com a empresa.

Desde já agradeço.

Deise Mara
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 6 julho 2010 | 07:34

Bom dia Deise,

Não há a necessidade de ser um distrato propriamente dito, pode ser apenas um Oficio em que você comunica a rescisão do Contrato primeiro.

Nestes termos elabore-o comunicando ao cliente que de acordo com a clausula que especifica a inadimplência, não há mais interesse em dar continuidade a parceria firmada no Contrato de Prestação de Serviços Contábeis firmado entre ambos em tal data.

Mencione a clausula que lhe permite rescindir o referido contrato, deixe claro que a partir de então os serviços contábeis serão paralizados e os documentos da referida empresa estão a sua disposição. Aconselhe-o a contratar outro contabilista e conceda-lhe um prazo para o pagamento dos débitos (não mencione valores).

Caso (a despeito de convidado) não compareça em seu escritório, assine o oficio juntamente com duas testemunhas e envie-o pelo Correio em postagem registrada e AR (Acuse de Recebimento).

Nota
Você não pode "segurar a documentação" sob pretexto de que ele não lhe pagou. A documentação da empresa deve ser entregue ao responsável por ela, quer ela lhe pague ou não. Se não, execute o Contrato de Prestação de Serviços celebrado com ele.

Também não pode transformar o Oficio que trata da rescisão contratual, em "carta de cobrança". Mencione o débito sem mencionar valores ou condicionar pagamentos.

Você é a responsável pela contabilidade desta empresa até a data do Oficio em que notifica a rescisão, mesmo que o cliente esteja em débito com você.

...

Deise Mara

Deise Mara

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 6 julho 2010 | 07:44

Saulo
Bom Dia!
Obrigada pelo retorno.
Estarei providenciando o modelo e entregando a documentação o mais rápido possível.

Deise Mara
ANDRÉ LUIZ FRUTUOSO

André Luiz Frutuoso

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 14 outubro 2010 | 19:46

Alguem saberia me dizer se posso firmar um contrato de prestação de serviços onde meu escritório realizara apenas os serviços da areá fiscal e trabalhista da empresa, me isentando da responsabilidade pela execução dos serviços de escrituração contábil e de gerar as demonstações contábeis do meu cliente.

Tenho problemas sérios com determinados clientes que se negam a fornecer documentos para a correta contabilização mais especificamente extratos bancários, e todos nós sabemos o porque e a consequência desse ato. Minha intenção é deixar claro que trata-se de um procedimento errado e faze-lo assinar o contrato apenas de prestação de serviços em outras areas, assumindo total resposanbilidade pelos atos.

Abraço a todos.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Sábado | 16 outubro 2010 | 21:33

Boa noite André,

O Contrato de Prestação de Serviços Contábeis nestes termos é perfeitamente possível e legal.

Entretanto é imperativo que você dê ênfase ao assunto em cláusula especial onde menciona claramente que a contabilização propriamente dita e a escrituração dos livros ficará a cargo de outro contabilista ou empresa contábil a ser contratada pelo cliente.

Deverá existir ainda outra cláusula em que você se compromete em tempo hábil disponibilizar meios (relatórios ou arquivos em mídia) para que a contabilização seja possível e efetivada.

...

Gabriela Seho

Gabriela Seho

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 15:12

Boa Tarde Prezados,

Como fazer no caso de inadimplência de um cliente que não possui contrato com o escritório?

Queremos devolver a documentação para ele, porém queremos estar de acordo com a lei.

Não é o caso também de fazermos a transferência de responsabilidade técnica, já que o cliente não quer pagar outro contador.

Alguém tem um modelo de distrato, ofício ou algo que indique a rescisão contratual, mas que não cite o contrato?

Agradeço

Marcos Roberto Ghislandi

Marcos Roberto Ghislandi

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 27 outubro 2011 | 16:01

Prezados

No caso que o André expôs, como ficaria as informações contábeis que teriam de ser declaradas nas DIPJs, DASNs e outras, seriam estas informações suprimidas de tais declarações, no caso do cliente não realizar a contabilidade internamente ou em outro escritório?

O que pensa o CRC sobre isto?

Grato

José Carlos

José Carlos

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2012 | 20:34

Olá a todos,

é a "minha primeira vez". Estou com dificuldade para elaborar uma carta de rescisão de contrato de prestação de serviços contábeis. Alguém pode me ajudar?

José Carlos

José Carlos
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2012 | 08:53

O correto é sempre manter um contrato por escrito, o próprio CFC tem modelo...deixar claro para o cliente que a falta de escrituração contabil lhe trará prejuízos e falta de entrega de obrigações acessórias ocasionando multas.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.