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MAPAS ADM E CCONT - 19 98773-4238

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há 1 ano Segunda-Feira | 27 fevereiro 2023 | 14:42


Que o consumocria vínculos entre nós indivíduos da sociedade moderna é fato, porém isto não
é algo novo. Se voltarmos no começo do século XX (por volta de 1920), os
primeiros antropólogos já estudávamos valor da troca de objetivos entre as
tribos da Oceania(região de ilhas do Oceano Pacífico). Mas a grande questão é
que com o passar do tempo e da elaboração do mundo produtivo, as mercadorias
foram adquirindo novos valores, sendo criadas em menor tempo e mais facilmente
acessadas. Assim, a temática do consumo na contemporaneidade não é apenas um
objeto de estudo específico das ciências sociais, mas
dasgrandes agências de publicidade e de gestores de negócios, que amparados pela
visão das ciências sociais podem entender melhor o universo social que abrange
o mundo das mercadorias. Todos temos que estar atentos do porquê as pessoas
consomem? O que o objeto de consumo trazem-lhes? Quais os signos (simbologias)
envolvidos em cada mercadoria?
Umasérie americana chamada Mad Men fez e faz grande sucesso de audiência devido a
abranger o mundo das mercadorias, por contar a história do personagem Don
Draper que é um talentoso nome da cena publicitária de uma grande agência de
Nova York. A série retrata os anos 1940 - 1960, em que grandes marcas começam a
se tornarem destacáveis. As campanhas publicitárias começam cada vez mais a
seremcobradas para satisfazerem o seu público-alvo. Um processo histórico que segue
o seu curso que em 1970, o sociólogo Jean Baudrillard reafirma algo sobre o
pensamento na obra “A Sociedade do Consumo":
"Vivemoso tempo dos objetos, quero dizer que existimos segundo o seu ritmo e em
conformidade com a sua sucessão permanente. Somos nós que os vemos nascer,
produzir-se e morrer, ao passo que em todas as civilizações anteriores eram os
objetos, monumentos perenes (de longa duração), que sobreviviam as gerações
humanas" (1995, p. 08).
Fonte:BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: edições 70, 1995.
Descrição:Publicidade da Kodak e da AmericanAirlines expostas na série Mad Men.
 Fonte: disponível em:economia.uol.com.br
lucky-strike-relembre-anuncios-da-serie-mad-men.htm. Acesso em: 25 jan. 2023.
 Diante dos seus conhecimentos sobre aSociedade do Consumo e a ideia de identidade, nesta atividade MAPA, seu local
de pesquisa se dará a partir das suas redes sociais, dentre outros.
 1. Pesquise nas redes sociais, internet, televisão ou revistas digitais,pelo menos 3 agentes mediadores de uma boa comunicação. Sabe aquela pessoa que
você já segue e admira, que vende alguma mercadoria pela internet ou que te
envolve de alguma maneira, ele/ela certamente é um agente da sociedade de
consumo, porque de certa forma vende algo, pois você a segue e consome o que
ele/ela tem a vender, a falar, a polemizar, a refletir etc.
 Observação: importante que haja a justificaçãodas três escolhas.
 2. Escolha um personagem em que este personifica uma marca, ou um estilo devida com sua personalidade e simbologias utilizadas. Fale um pouco sobre a
personalidade deste personagem e o que o perfil deste(a) passa a você, a ideia
que você enxerga por meio das redes sociais, televisão, internet, dentre
outros.
 3. Agora o exercício sociológico será intrínseco, ou seja, você olhará comatenção para o seu perfil. Como você acha que as pessoas te enxergam e que
imagem você transmite ao seu grupo de amigos.
 * Primeiro olhe para o seu perfil e tenha umaideia em mente a qual descreverá. A seguir, apenas se você quiser enriquecer
esta dinâmica, peça a ajuda de um amigo (a), familiar etc., para que ele te
fale como enxerga o seu perfil. Faça um exercício de reflexão sobre as suas
representações da sua personalidade.
Estaparte é apenas uma experiência sua, não precisa ser descrita na atividade.
 3.1 Atenção: se você aluno(a)não tiver perfil estruturado ou não postar nasredes, você poderá falar analisando as relações em sociedade, com seus amigos
familiares, qual imagem você passa por meio dos objetos (roupa, carro, classe
social, estilo da casa, etc.) e dos sinais que você passa por meio da fala, dos
gestos, da postura, comportamento, visão de mundo etc.
 
 
ADM - CIÊNCIAS SOCIAIS - 51/2023
 
 
 
Chegou o momento de desenvolvermos nossaatividade MAPA! Para iniciarmos, leia o trecho a seguir:
Em um mercado altamentecompetitivo, a busca por inovação tornou-se foco de muitos gestores preocupados
com a sustentabilidade da empresa. A adoção de novas ideias de produtos e
serviços e a aplicação de estratégias que ajudem a otimizar os processos
organizacionais são aspectos fundamentais e que merecem especial atenção para a
competitividade.
No entanto, háquem pense que não é necessário inovar ou não encontra recursos para isso –
seja financeiro, tempo, pessoas ou estrutura. Afinal, grandes organizações
possuem estrutura burocratizada e funcionamento complexos. Por esse motivo, é
necessário agir acertadamente reduzindo ao máximo os riscos envolvidos na
decisão de inovar. No caminho rumo aos processos e práticas mais eficientes, é
comum que existam muitas dúvidas e incertezas.
A inovaçãocorporativa permite que empresas promovam estratégias para melhorar seu
posicionamento no mercado, tanto pelo desenvolvimento de novos produtos,
serviços e tecnologias, quanto por canais de distribuição, processos
organizacionais, novas formas de competir ou cooperar, novos modelos de
negócios etc.
 Fonte: disponível em:https://certi.org.br/blog/inovacao-corporativa/. Acesso em: 24 jan. 2023.
 Frente ao exposto, notamos como a inovação éimportante às empresas, ainda mais em tempos de ampla concorrência e muitos
avanços tecnológicos. Mas, para que a inovação tenha êxito, ela deve ser
planejada e bem estruturada. Vamos agora à situação problema de nossa
atividade:
 Imagine que você é o coordenador da área depesquisa, desenvolvimento e inovação de uma indústria de confecção, que produz
vestuário feminino, apenas. A empresa, de médio porte, atua há dois anos no
mercado e, nesse último ano, teve uma queda considerável nas vendas. Preocupado
com a situação, você foi encarregado de analisar o ambiente organizacional e o
cenário enfrentado em busca de melhorar o desempenho da empresa.
Após umacomplexa análise da situação e da empresa, você determinou dois caminhos possíveis
a serem seguidos com foco na inovação para a empresa, a saber: (1) inovação nos
produtos;(2) inovação nos processos produtivos dos produtos existentes.
Além disso,preocupado para que a inovação não se limite apenas à situação momentânea, você
pesquisou mais informações sobre o impacto que ambientes inovadores têm em
empresas, para fomentar processos inovativos ao longo dos anos.
 Estudante, agora sua missão será desenvolveralgumas análises sobre a situação proposta. Para tanto, desenvolva as seguintes
etapas:
1)  Apresentar uma proposta para implementar ainovação na empresa, sendo:
a)  Inovação de produto (desenvolva um textodiscursivo, de 05 a 08 linhas em média, apresentando e descrevendo os
principais aspectos da inovação de produto que você poderia seguir e utilizar
para implementar na empresa do caso).
b)  Inovação de processo (desenvolva um textodiscursivo, de 05 a 08 linhas em média, apresentando e descrevendo os
principais aspectos da inovação de produto que você poderia seguir e utilizar
para implementar na empresa do caso).
 obs.: desenvolver ambas as propostas, tanto Aquanto a B.
2)  Independente do tipo de inovação finalescolhida, apresente três vantagens que poderiam ser obtidas com a implantação
das inovações.
3)  Além da implementação de inovação de produtoe/ou de processo, existem outras possibilidades para inovar, como inovação de
posição e inovação de paradigma. Diante disso, explique esses dois outros tipos
de inovação.
 
ADM - GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA- 51/2023


Leia os trechosa seguir:
“Quando épercebida, na organização, a necessidade de uma competência a ser desempenhada
por uma pessoa, abrem-se vagas; ou quando é feita uma projeção de futuras
necessidades, inicia-se o processo de recrutamento – ou captação de pessoal. Esse
é um processo importante porque procura não apenas divulgar vagas, mas também
atrair talentos, pessoas qualificadas para preencher as atuais ou futuras
necessidades da organização”.
Fonte: COSTA, W.S. da; SILVA, P. R. da. Administração de Recursos Humanos. Maringá: UniCesumar,
2017. p. 60.
 “A busca pelo melhor posicionamento nomercado, com foco no fator humano como vantagem competitiva, fez com que a
dimensão do treinamento e do desenvolvimento de colaboradores ganhasse, ao
longo dos últimos anos, novos contornos. As empresas buscam, atualmente,
pessoas ousadas, ágeis, empreendedoras, que não tenham medo de assumir riscos.
Segundo Araújo e Garcia (2010), essas qualidades e competências não eram sequer
citadas em obras de Administração anteriores aos anos de 1990.
Munir-se detalentos nos seus quadros de funcionários é uma tarefa árdua para as
organizações, as quais certamente não suprirão as suas necessidades de talentos
apenas procurando no mercado. Como coloca Shinyashiki (1998 apud ARAUJO;GARCIA,
2010, p. 95), 'o investimento em treinamento visando desenvolver profissionais
especializados e valorizados ainda é a melhor solução neste processo de
transformações'.”
 Fonte: COSTA, W. S. da; SILVA, P. R. da.Administração de Recursos Humanos. Maringá: UniCesumar, 2017. p. 150.
 Na Unidade 2 do livro, são abordados os temasde Recrutamento e Seleção de Pessoas e, na Unidade4, o Treinamento e
Desenvolvimento das Equipes. Preencheras posições em aberto na empresa com os
profissionais mais adequados e desenvolver os integrantes da organização são
bases de uma boa Gestão de Recursos Humanos, com a qual a política de
treinamento e desenvolvimento da empresa deve estar alinhada.
 Agora, leia esse exemplo fictício de situação:
A empresaChocodoce é fabricante de doces à base de chocolate e, hoje, tem 12 lojas no
estado em que está situada. Com nove anos de atuação, surgiu como uma empresa
familiar, na cozinha da casa de Dona Aurora, e rapidamente cresceu,
impulsionada pela qualidade dos doces e pela criatividade de sua fundadora.
Dona Aurora é uma pessoa humilde, de pouco estudo, porém tem uma presença forte
que inspira todos. Ela vai diariamente até o escritório central e passa seus
dias na cozinha de testes, aprimorando as receitas e desenvolvendo novos
produtos.
Seus doisfilhos, Carlos e Mateus, cuidam da parte administrativa e das vendas,
respectivamente. Sua filha Juliana é a responsável pelo RH da Chocodoce. Com o
sucesso dos negócios, Dona Aurora conseguiu que seus filhos se formassem na
faculdade, o que aconteceu nos últimos 18 meses, tornando-os mais qualificados
para as posições que ocupam. Mesmo assim, ela sabe que falta bastante para eles
e tem a ideia de mudar essa situação.
Todos oscolaboradores são incentivados a estudar, e a Chocodoce quer ter uma política
de treinamento e desenvolvimento sólida, o que Juliana está incumbida de criar.
A cultura da empresa ainda é muito familiar, e Dona Aurora se preocupa com
isso, pois sente que, se resolver se aposentar, a empresa pode sentir o baque
da sua ausência, e ela teme que isso afete os negócios. Seu desejo é fortalecer
a cultura da Chocodoce como empresa, e não como “o negócio da Dona Aurora”. A
missão, a visão e os valores da empresa são:
Missão: tornar avida das pessoas mais doce por meio de produtos de qualidade que cheguem a
qualquer lugar do mundo.
Visão: ser amaior empresa nacional de vendas de produtos de chocolate na internet até 2025.
Valores:excelência em produtos e atendimento, trabalho em equipe, ética profissional,
respeito pelas pessoas, desenvolvimento profissional e valorização do
conhecimento.
Dentro doplanejamento estratégico da Chocodoce, está a expansão do negócio na internet,
que, hoje, funciona de forma tímida e muito reativa. Para isso, o desafio atual
é contratar novos talentos para a recém-criada área de Marketing Digital e
novos colaboradores para a área produtiva, pois a ampliação da fábrica já está
acontecendo. Além disso, Dona Aurora fez um pedido especial à Juliana: que ela
planejas se um presente para todos, em forma de uma capacitação, que
colaborasse com a qualidade de vida deles, como forma de agradecer todo o
empenho da equipe nos últimos anos e deixá-los felizes e satisfeitos com a
empresa, assim como a Chocodoce está feliz e satisfeita de tê-los em seu quadro
de colaboradores.
 A partir das leituras anteriores, sua tarefa,agora, é assumir o papel de Juliana como gestor(a) de RH e apresentar um
planejamento acerca do caso apresentado. Para tanto, deve desenvolver as
seguintes especificações:
 A. Elaborar um processo de contratação de um gestor para a área deMarketing Digital Espera-se que você apresente um planejamento de recrutamento
e seleção que contenha:
1.  Definição do perfil do cargo de Gestor deMarketing Digital.
2.  Proposta de processo de recrutamento para avaga de Gestor de MarketingDigital, detalhando o que será feito em cada uma das
suas quatro etapas.
3.  Proposta para a seleção do melhor candidato apartir do processo de recrutamento, incluindo o detalhamento e a justificativa
de, pelo menos, duas técnicas de seleção.
 B. Elaborar uma proposta de capacitação para todos os integrantes daChocodoce Espera-se que você apresente uma proposta de treinamento e/ou
desenvolvimento que contenha:
1.  Qual ou quais os temas serão abordados nessacapacitação e como será realizada a escolha desses temas.
2.  Qual técnica/metodologia/ferramenta seráutilizada, com a sua justificativa da escolha.
3.  Como será a divulgação dessa capacitação paraos colaboradores e como será o incentivo para a participação.
4.  Detalhar qual o resultado esperado e comoserá avaliado o resultado atingido.
 
 
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS - 51/2023


Olá estudante! Chegou omomento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na disciplina
Administração Financeira e Orçamentária! Para isso, você precisa cumprir três
etapas a saber:
 
Primeira etapa: LERatentamente o texto de apoio;
Segunda etapa: CONSIDERAR asituação problema e REALIZAR a atividade;
Terceira etapa: ENVIAR aatividade solicitada.
PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO -Leitura do texto de apoio Entenda o que é Projeção de Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa é um dosprincipais responsáveis para conservar a organização monetária do seu negócio.
A partir dessa organização, é possível acompanhar todas as movimentações
financeiras da empresa e o saldo final que sobra no caixa. Em outras palavras,
podemos dizer que o fluxo de caixa é construído com base nas entradas e saídas
de dinheiro que já aconteceram.
A projeção de fluxo de caixa,por outro lado, está voltada para cenários futuros. A projeção de caixa permite
a visualização dos possíveis momentos financeiros do seu negócio. Essa
estimativa pode ser feita de diversas formas e, na maioria dos casos, é feita a
partir de uma análise cautelosa dos dados passados. Esses dados podem ser
compras via parcelamentos ou empréstimos de clientes, por exemplo.
Quanto mais precisa for aprojeção, mais eficiente será a organização das finanças da empresa.
A partir disso, o gestorconsegue avaliar possíveis cenários de riscos e ter uma estimativa se o negócio
precisará de financiamentos ou se vão sobrar recursos, por exemplo. Por isso,
dizemos que a projeção de fluxo de caixa auxilia a empresa a se programar para
diversas situações financeiras no futuro.
Disponível em:<www.contasonline.com.br
fazer#:~:text=A%20proje%C3%A7%C3%A3o%20de%20caixa%20permite,empr%C3%A9stimos%20de%20clientes%2C%20por%20exemplo.>
Acessado em 18 jan. 23.
Conforme o exposto, a projeçãodo fluxo de caixa é indispensável para a gestão do negócio. Além disso, essa
projeção é essencial para a análise da viabilidade financeira dos investimentos
que as empresas pretendem fazer, pois a partir do fluxo de caixa será possível
calcular indicadores como Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno
(TIR), Payback, entre outros.
SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE -Situação Problema
Imagine que você, estudante,teve uma ideia inovadora de negócio. No entanto, antes de iniciar a implantação
do negócio você realizará uma análise de viabilidade dessa ideia. Sendo assim,
será necessário realizar um Plano de Negócios que possibilitará estimar o
investimento necessário para a implantação da empresa, bem como projetar o
fluxo de caixa para a realização das análises necessárias. Para essa atividade
será necessário pensar em uma ideia de negócio. A partir dessa ideia, você
projetará (com valores fictícios) o fluxo de caixa para os próximos 5 anos, bem
como o investimento inicial necessário para a implantação do negócio. Dessa
forma, para realizar a atividade desenvolva as seguintes etapas:
1.             Descreva brevemente o negócio que você pretende montar,citando os produtos/serviços comercializados e o público-alvo a ser atingido.
2.             A partir da sua ideia, descreva o investimento inicialnecessário para a implantação da empresa e projete o fluxo de caixa para os
próximos 5 anos. Os valores deverão ser fictícios, e condizentes com a ideia do
negócio.
3.             Imagine que para conseguir o valor do investimentoinicial você terá um custo de capital de 14% ao ano. A partir do custo de
capital, do investimento inicial e da projeção de fluxo de caixa, calcule os
seguintes indicadores: Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno
(TIR) e Índice de Lucratividade (IL). Obs.: apresentar os cálculos realizados
(caso feitos através das fórmulas) ou apresentar o passo-a-passo utilizado para
calcular os indicadores na calculadora HP12C.
4.             A partir do cálculo dos indicadores (VPL, TIR e IL),faça um breve relatório explicando se a sua ideia de negócio possui viabilidade
financeira ou não. Justifique a sua resposta.
 
 
CCONT - ADMINISTRAÇÃOFINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA - 51/2023
 

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