x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 461

RETIFICAR IRPF COM LAUDO RETROATIVO DE DOENÇA GRAVE

Rosangela P.

Rosangela P.

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Contas
há 1 ano Sexta-Feira | 3 março 2023 | 12:32

Boa tarde, preciso retificar declarações de IRPF pois somente em 2022 que o contribuinte pegou laudo de isenção de imposto de renda.
Sei que devo pegar todos os rendimentos que estão na ficha de Rendimentos tributados e colocar na ficha Rendimentos isentos. Minha dúvida é: Onde coloco a Contribuição previdenciária oficial? Deixo no campo de rendimentos tributados ou coloco no campo próprio que consta nos rendimentos isentos?

Thiago Prado

Thiago Prado

Prata DIVISÃO 2
há 1 ano Sexta-Feira | 3 março 2023 | 15:21

Rosângela, boa tarde! 

A isenção de IR que trata a legislação para doenças graves é somente para aposentadorias, outros rendimentos, se tributáveis deve ser pago o imposto de renda normalmente.  Te falo pois meu pai tinha leucemia e eu cuidava do imposto de renda dele.

Bom, respondendo ao seu questionamento, lá nos rendimentos isentos (item 11 - Pensão por moléstia grave) tem todos os campos para a senhora prestar essas informações. Rendimentos, contribuição previdenciária, imposto retido, 13º salário.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.