x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 907

Equivalência Patrimonial

Fabio Costa Cezario

Fabio Costa Cezario

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 8 março 2023 | 10:29

Prezados(as) colegas, bom dia!

Estou precisando de uma ajuda de vocês em relação a Equivalência Patrimonial, vou colocar uma situação e gostaria muito que me ajudassem:

Uma empresa pagou para uma holding um valor de 6.000.000,00 a titulo de distribuição de dividendos, essa Holding contabilizou essa entrada do capital da seguinte forma:
D-- Banco (AC)
C - Equivalência patrimonial (PL) ................................................................................ 6.000.000,00
H - Valor referente recebimento de dividendos empresa x.
Está correto essa forma de contabilização?


Porém, a empresa que recebeu o recurso, fez a distribuição deste capital recebido da seguinte forma:
Emprestou 5.000.000,00 para outra empresa e distribuiu para o sócio da Holding 1.000.000,00 como fazer esse lançamento de tal forma que esse recurso saía da conta bancária da empresa como ocorreu e ao mesmo tempo baixe a conta de equivalencia patrimonial?

Desde já deixo aqui meus agradecimentos!

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 8 março 2023 | 17:12

Boa tarde.

Fabio.

O resultado da equivalência, a investidora (holding) contabiliza no próprio resultado:
D - Investimento
C - Receita com Equivalência (Resultado)

Quando a investida destina a parcela do lucro para dividendos, a holding reconhece o dividendos a Receber:
D - Dividendos a Receber
C - Investimento

No Recebimento é só baixar do dividendos a receber:
D - Banco
C - Dividendos a Receber

abs,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.