x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 444

Marcilio Jose dos Reis

Marcilio Jose dos Reis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 17 março 2023 | 10:37

Prezados, bom dia, alguém trabalha com empresa SCP, vamos montar uma aqui e gostaria de saber como e o funcionamento contábil desta empresa, e também caso tenha alguém que tem esse tipo de processo no sistema TOTVS PROTHEUS?

obrigado

Luciana Mioreli

Luciana Mioreli

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 23 março 2023 | 20:28

Boa noite Marcilio.
Acho interessante a ideia de montar esse tópico, pois são poucas informações sobre esse tipo de sociedade. Tenho um caso aqui que preciso resolver.
Foi constituída uma empresa (será a ostensiva) que já está em atividade, e os sócios querem constituir uma SCP com investidores para captação de recursos. Sei que a contabilidade deve ser feita no cnpj da SCP, minha duvida é:
1) na contabilidade da SCP vou lançar somente as despesas e receitas para apurar o lucro e fazer as distribuições aos participantes?
2) o ativo imobilizado permanece na contabilidade da Sócia ostensiva ?
3) as despesas de depreciação desse imobilizado não deveria ser contabilizado na scp?

São muitas dúvidas, se alguém puder ajudar agradeço.

Luiz Henrique

Luiz Henrique

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 46 semanas Terça-Feira | 15 agosto 2023 | 16:37

Olá! Também tenho algumas dúvidas referente a contabilidade de empresas SCP.
- Essas empresas podem ter ativos imobilizados ? 
- De quem seria a propriedade desses ativos? Visto que toda a compra de material é feita em nome do sócio ostensivo. 
- O controle dos ativos e da depreciação seriam no balanço do socio ostensivo ou SCP ?

Não encontrei nada referente ao ativo imobilizado em empresas SCP. Desde já grato. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.