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há 1 ano Domingo | 19 março 2023 | 20:25

MAPA - ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS - 51/2023

Leia os trechos a seguir:
“Quando é percebida, na organização, a necessidade de uma competência a ser desempenhada por uma pessoa, abrem-se vagas; ou quando é feita uma projeção de futuras necessidades, inicia-se o processo de recrutamento – ou captação de pessoal. Esse é um processo importante porque procura não apenas divulgar vagas, mas também atrair talentos, pessoas qualificadas para preencher as atuais ou futurasnecessidades da organização”.
Fonte: COSTA, W. S. da; SILVA, P. R. da. Administração de Recursos Humanos. Maringá: UniCesumar, 2017.p. 60.
“A busca pelo melhor posicionamento no mercado, com foco no fator humano como vantagem competitiva, fez com que a dimensão do treinamento e do desenvolvimento de colaboradores ganhasse, ao longo dos últimos anos, novos contornos. As empresas buscam, atualmente, pessoas ousadas, ágeis, empreendedoras, que não tenham medo de assumir riscos. Segundo Araújo e Garcia (2010), essas qualidades e competênciasnão eram sequer citadas em obras de Administração anteriores aos anos de 1990.Munir-se de talentos nos seus quadros de funcionários é uma tarefa árdua para as organizações, as quais certamente não suprirão as suas necessidades de talentos apenas procurando no mercado. Como coloca Shinyashiki (1998 apud ARAUJO; GARCIA, 2010, p. 95), 'o investimento em treinamento visando desenvolver profissionais especializados e valorizados ainda é a melhor solução neste processo de transformações'.”
Fonte: COSTA, W. S. da; SILVA, P. R. da. Administração de Recursos Humanos. Maringá: UniCesumar, 2017. p. 150.
Na Unidade 2 do livro, são abordados os temas de Recrutamento e Seleção de Pessoas e, na Unidade 4, o Treinamento e Desenvolvimento das Equipes. Preencher as posições em aberto na empresa com os profissionais mais adequados e desenvolver os integrantes da organização são bases de uma boa Gestão de Recursos Humanos, com a qual a política de treinamento e desenvolvimento da empresa deve estar alinhada.
Agora, leia esse exemplo fictício de situação:
A empresa Chocodoce é fabricante de doces à base de chocolate e, hoje, tem 12 lojas no estado em que está situada. Com nove anos de atuação, surgiu como uma empresa familiar, na cozinha da casa de Dona Aurora, e rapidamente cresceu, impulsionada pela qualidade dos doces e pela criatividade de sua fundadora. Dona Aurora é uma pessoa humilde, de pouco estudo, porém tem uma presença forte queinspira todos. Ela vai diariamente até o escritório central e passa seus dias na cozinha de testes, aprimorando as receitas e desenvolvendo novos produtos.Seus dois filhos, Carlos e Mateus, cuidam da parte administrativa e das vendas, respectivamente. Sua filha Juliana é a responsável pelo RH da Chocodoce. Com o sucesso dos negócios, Dona Aurora conseguiu que seus filhos se formassem na faculdade, o que aconteceu nos últimos 18 meses, tornando-os mais qualificados para as posições que ocupam. Mesmo assim, ela sabe que falta bastante para eles e tem a ideiade mudar essa situação.Todos os colaboradores são incentivados a estudar, e a Chocodoce quer ter uma política de treinamento e desenvolvimento sólida, o que Juliana está incumbida de criar. A cultura da empresa ainda é muito familiar, e Dona Aurora se preocupa com isso, pois sente que, se resolver se aposentar, a empresa pode sentir o baque da sua ausência, e ela teme que isso afete os negócios. Seu desejo é fortalecer a cultura da Chocodoce como empresa, e não como “o negócio da Dona Aurora”. A missão, a visão e os valores da empresa são:Missão: tornar a vida das pessoas mais doce por meio de produtos de qualidade que cheguem a qualquer lugar do mundo.Visão: ser a maior empresa nacional de vendas de produtos de chocolate na internet até 2025.Valores: excelência em produtos e atendimento, trabalho em equipe, ética profissional, respeito pelas pessoas, desenvolvimento profissional e valorização do conhecimento.Dentro do planejamento estratégico da Chocodoce, está a expansão do negócio na internet, que, hoje, funciona de forma tímida e muito reativa. Para isso, o desafio atual é contratar novos talentos para a recém- criada área de Marketing Digital e novos colaboradores para a área produtiva, pois a ampliação da fábrica já está acontecendo. Além disso, Dona Aurora fez um pedido especial à Juliana: que ela planejasse um presente para todos, em forma de uma capacitação, que colaborasse com a qualidade de vida deles, comoforma de agradecer todo o empenho da equipe nos últimos anos e deixá-los felizes e satisfeitos com a empresa, assim como a Chocodoce está feliz e satisfeita de tê-los em seu quadro de colaboradores.
A partir das leituras anteriores, sua tarefa, agora, é assumir o papel de Juliana como gestor(a) de RH e apresentar um planejamento acerca do caso apresentado. Para tanto, deve desenvolver as seguintes especificações:
A. Elaborar um processo de contratação de um gestor para a área de Marketing DigitalEspera-se que você apresente um planejamento de recrutamento e seleção que contenha:
1. Definição do perfil do cargo de Gestor de Marketing Digital.2. Proposta de processo de recrutamento para a vaga de Gestor de Marketing Digital, detalhando o queserá feito em cada uma das suas quatro etapas.3. Proposta para a seleção do melhor candidato a partir do processo de recrutamento, incluindo odetalhamento e a justificativa de, pelo menos, duas técnicas de seleção.
B. Elaborar uma proposta de capacitação para todos os integrantes da ChocodoceEspera-se que você apresente uma proposta de treinamento e/ou desenvolvimento que contenha:1. Qual ou quais os temas serão abordados nessa capacitação e como será realizada a escolha desses temas.2. Qual técnica/metodologia/ferramenta será utilizada, com a sua justificativa da escolha.3. Como será a divulgação dessa capacitação para os colaboradores e como será o incentivo para aparticipação.4. Detalhar qual o resultado esperado e como será avaliado o resultado atingido.

MAPA - ADM - CIÊNCIAS SOCIAIS - 51/2023

Que o consumo cria vínculos entre nós indivíduos da sociedade moderna é fato, porém isto não é algo novo. Se voltarmos no começo do século XX (por volta de 1920), os primeiros antropólogos já estudavam o valor da troca de objetivos entre as tribos da Oceania (região de ilhas do Oceano Pacífico). Mas a grande questão é que com o passar do tempo e da elaboração do mundo produtivo, as mercadorias foram adquirindo novos valores, sendo criadas em menor tempo e mais facilmente acessadas. Assim, a temática do consumo na contemporaneidade não é apenas um objeto de estudo específico das ciências sociais, mas das grandes agências de publicidade e de gestores de negócios, que amparados pela visão das ciências sociais podem entender melhor o universo social que abrange o mundo das mercadorias. Todos temos que estar atentos do porquê as pessoas consomem? O que o objeto de consumo trazem-lhes? Quais os signos (simbologias) envolvidos em cada mercadoria?
Uma série americana chamada Mad Men fez e faz grande sucesso de audiência devido a abranger o mundo das mercadorias, por contar a história do personagem Don Draper que é um talentoso nome da cena publicitária de uma grande agência de Nova York. A série retrata os anos 1940 - 1960, em que grandes marcas começam a se tornarem destacáveis. As campanhas publicitárias começam cada vez mais a serem cobradas para satisfazerem o seu público-alvo. Um processo histórico que segue o seu curso que em 1970, o sociólogo Jean Baudrillard reafirma algo sobre o pensamento na obra “A Sociedade do Consumo":
"Vivemos o tempo dos objetos, quero dizer que existimos segundo o seu ritmo e em conformidade com a sua sucessão permanente. Somos nós que os vemos nascer, produzir-se e morrer, ao passo que em todas as civilizações anteriores eram os objetos, monumentos perenes (de longa duração), que sobreviviam as gerações humanas" (1995, p. 08). Fonte: BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: edições 70, 1995.
  Descrição: Publicidade da Kodak e da American Airlines expostas na série Mad Men. Fonte: disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/05/24/kodak-american-airlines-lucky-strike-relembre-anuncios-da-serie-mad-men.htm. Acesso em: 25 jan. 2023.
Diante dos seus conhecimentos sobre a Sociedade do Consumo e a ideia de identidade, nesta atividade MAPA, seu local de pesquisa se dará a partir das suas redes sociais, dentre outros. 
1. Pesquise nas redes sociais, internet, televisão ou revistas digitais, pelo menos 3 agentes mediadores de uma boa comunicação. Sabe aquela pessoa que você já segue e admira, que vende alguma mercadoria pela internet ou que te envolve de alguma maneira, ele/ela certamente é um agente da sociedade de consumo, porque de certa forma vende algo, pois você a segue e consome o que ele/ela tem a vender, a falar, a polemizar, a refletir etc.
Observação: importante que haja a justificação das três escolhas.
2. Escolha um personagem em que este personifica uma marca, ou um estilo de vida com sua personalidade e simbologias utilizadas. Fale um pouco sobre a personalidade deste personagem e o que o perfil deste(a) passa a você, a ideia que você enxerga por meio das redes sociais, televisão, internet, dentre outros. 
3. Agora o exercício sociológico será intrínseco, ou seja, você olhará com atenção para o seu perfil. Como você acha que as pessoas te enxergam e que imagem você transmite ao seu grupo de amigos. 
Primeiro olhe para o seu perfil e tenha uma ideia em mente a qual descreverá. A seguir, apenas se você quiser enriquecer esta dinâmica, peça a ajuda de um amigo (a), familiar etc., para que ele te fale como enxerga o seu perfil. Faça um exercício de reflexão sobre as suas representações da sua personalidade. Esta parte é apenas uma experiência sua, não precisa ser descrita na atividade. 
3.1 Atenção: se você aluno(a) não tiver perfil estruturado ou não postar nas redes, você poderá falar analisando as relações em sociedade, com seus amigos familiares, qual imagem você passa por meio dos objetos (roupa, carro, classe social, estilo da casa, etc.) e dos sinais que você passa por meio da fala, dos gestos, da postura, comportamento, visão de mundo etc.  
Orientações:
-Assista ao vídeo de orientações gravado pela professora: Link: https://youtu.be/fMYhMztTOm4.-Utilize o formulário padrão em Word disponível no ambiente da disciplina>Materiais>Material da disciplina.-Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização. Arquivos em branco ou incorretos não serão atribuídos nota.-A atividade será aceita somente pelo Studeo. Após o prazo de encerramento, não haverá mais como realizar a atividade.-Em caso de dúvidas, entre em contato com o(a) seu(sua) Professor(a) Mediador(a) pelo Studeo, no Fale com o Mediador.
Uma ótima atividade a todos.

MAPA - ADM - GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - 51/2023

Olá, estudante!
Chegou o momento de desenvolvermos nossa atividade MAPA!Para iniciarmos, leia o trecho a seguir:
Em um mercado altamente competitivo, a busca por inovação tornou-se foco de muitos gestores preocupados com a sustentabilidade da empresa. A adoção de novas ideias de produtos e serviços e a aplicação de estratégias que ajudem a otimizar os processos organizacionais são aspectos fundamentais e que merecem especial atenção para a competitividade.No entanto, há quem pense que não é necessário inovar ou não encontra recursos para isso – seja financeiro, tempo, pessoas ou estrutura. Afinal, grandes organizações possuem estrutura burocratizada e funcionamento complexos. Por esse motivo, é necessário agir acertadamente reduzindo ao máximo os riscos envolvidos na decisão de inovar. No caminho rumo aos processos e práticas mais eficientes, é comum que existam muitas dúvidas e incertezas.A inovação corporativa permite que empresas promovam estratégias para melhorar seu posicionamento no mercado, tanto pelo desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologias, quanto por canais de distribuição, processos organizacionais, novas formas de competir ou cooperar, novos modelos de negócios etc. Fonte: disponível em: https://certi.org.br/blog/inovacao-corporativa/. Acesso em: 24 jan. 2023.
Frente ao exposto, notamos como a inovação é importante às empresas, ainda mais em tempos de ampla concorrência e muitos avanços tecnológicos. Mas, para que a inovação tenha êxito, ela deve ser planejada e bem estruturada. Vamos agora à situação problema de nossa atividade:
Imagine que você é o coordenador da área de pesquisa, desenvolvimento e inovação de uma indústria de confecção, que produz vestuário feminino, apenas. A empresa, de médio porte, atua há dois anos no mercado e, nesse último ano, teve uma queda considerável nas vendas. Preocupado com a situação, você foi encarregado de analisar o ambiente organizacional e o cenário enfrentado em busca de melhorar o desempenho da empresa.Após uma complexa análise da situação e da empresa, você determinou dois caminhos possíveis a serem seguidos com foco na inovação para a empresa, a saber: (1) inovação nos produtos; (2)  inovação nos processos produtivos dos produtos existentes.Além disso, preocupado para que a inovação não se limite apenas à situação momentânea, você pesquisou mais informações sobre o impacto que ambientes inovadores têm em empresas, para fomentar processos inovativos ao longo dos anos.
Estudante, agora sua missão será desenvolver algumas análises sobre a situação proposta. Para tanto, desenvolva as seguintes etapas:
1) Apresentar uma proposta para implementar a inovação na empresa, sendo:
a) Inovação de produto (desenvolva um texto discursivo, de 05 a 08 linhas em média, apresentando e descrevendo os principais aspectos da inovação de produto que você poderia seguir e utilizar para implementar na empresa do caso). b) Inovação de processo (desenvolva um texto discursivo, de 05 a 08 linhas em média, apresentando e descrevendo os principais aspectos da inovação de produto que você poderia seguir e utilizar para implementar na empresa do caso).
obs.: desenvolver ambas as propostas, tanto A quanto a B.
2) Independente do tipo de inovação final escolhida, apresente três vantagens que poderiam ser obtidas com a implantação das inovações.
3) Além da implementação de inovação de produto e/ou de processo, existem outras possibilidades para inovar, como inovação de posição e inovação de paradigma. Diante disso, explique esses dois outros tipos de inovação.
​ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: ​ 1. Assista ao vídeo de orientações gravado pelo professor. Copie e cole o link no seu navegador:  https://youtu.be/_ozgYYI6FX42. Realize a leitura da Unidade 3 Livro da Disciplina. 3. Utilize o Formulário Padrão em Word disponível no ambiente da disciplina em "Material da Disciplina". 4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas. 5. Após o envio não são permitidas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar. 6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. 7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: "professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação. 8. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação. 9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação. 10. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu professor(a) mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador. 
 MAPA - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - 51/2023

Olá, estudante!A partir das discussões realizadas durante a disciplina de Teorias da Administração, este é o momento para você colocar em prática os conhecimentos aprendidos sobre Planejamento Estratégico (Matriz SWOT). A proposta da Atividade MAPA é que você, enquanto futuro(a) profissional, analise o ambiente organizacional de uma empresa, avaliando aspectos influenciadores, tanto internos como externos. Dessa forma, para desenvolver esta atividade você deverá seguir as seguintes etapas:
PRIMEIRA ETAPA: compreender o conteúdo abordado na atividade. Para isso, você deve:* Ler o conteúdo da Unidade 5 do livro didático, que explica as características básicas da Matriz SWOT.* Ler o texto “Matriz SWOT: entenda como usar e as vantagens para sua empresa”.* Ler e analisar o Estudo de Caso da construtora Preço Justo (caso fictício).* Ler o material extra sobre a Matriz SWOT, arquivo disponível na pasta "Material da Disciplina".* Assistir às aulas conceituais (disponíveis no Studeo), referente ao tema da atividade.* Assistir ao vídeo sobre Matriz SWOT pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=SjNMKb46n80. Paraisso, copie e cole o link em seu navegador.
SEGUNDA ETAPA: leitura e análise do Estudo de Caso apresentado na atividade.
TERCEIRA ETAPA: realizar e enviar a atividade solicitada.* Após realizar o solicitado nas etapas 1 e 2, você deverá analisar o caso apresentado, responder as questões propostas e enviar sua atividade no Studeo.Dicas dos professores:* Busque compreender os elementos que compõem a Matriz SWOT (forças, fraquezas, oportunidades eameaças).* Leia o conteúdo dos capítulos 3 e 4 do livro disponível na Minha Biblioteca do Studeo: BRUGNOLO FILHO,Mariano. Gestão Estratégica de Negócios. [S.l.]: Saraiva, 2018.Vamos lá?!PRIMEIRA ETAPA: compreendendo o conteúdo abordado na atividade."Matriz SWOT: entenda como usar e as vantagens para sua empresa
Imagine que você tenha a opção de viajar para um país novo mês que vem e vai fazer um quadro de prós e contras para tomar essa decisão. Você vai pesar fatores que dizem respeito a você, como disponibilidade de tempo, de dinheiro e aptidão física, mas também se fará sol ou chuva nesse destino, se a moeda está favorável, se há boas condições de segurança, entre diversas características que fogem do seu controle. Nas empresas, a Matriz SWOT cumpre esse papel de colocar na balança o que há de vantagem e desvantagem em uma empreitada.Conhecida no Brasil como Matriz FOFA, ela mede as forças (S, de strengths) fraquezas (W, de weaknesses) do negócio – fatores internos – assim como oportunidades (O, de opportunities) e ameaças (T, de threats) do macroambiente – fatores externos. Muito utilizada pelas empresas durante o planejamento estratégico e para novos projetos, ela consiste em uma análise detalhada da situação do negócio no cenário econômico,o que ajuda o empreendedor na tomada de decisão. Seu principal objetivo é dar um diagnóstico estratégico que deve prever e prevenir condições negativas, além de firmar diretrizes que façam o empreendimento se diferenciar.
Como montar uma matriz SWOT?
O primeiro passo para colocar em prática essa técnica estratégica é definir quais são os pontos fracos e fortes do ambiente interno do negócio, ou seja, o que é controlado pela empresa. Os pontos fracos ou fraquezas consistem em analisar o que pode ser feito para melhorar o negócio: se os funcionários possuem as capacidades que o cargo exige, quais as deficiências de seus funcionários, produtos e/ou serviços, e porque seus clientes não voltam após uma compra.Em seguida, definem-se os pontos fortes, que devem ser algo como: o que você faz de melhor na empresa, de quais recursos o empreendimento dispõe, o que seu negócio possui de melhor em relação ao concorrente e o que faz seus clientes retornarem à empresa.Por fim, deve-se analisar o ambiente externo do negócio, ou seja, o que a empresa não consegue controlar.Nesse quesito, são observadas as oportunidades que existem no mercado, como as tendências/novidades, expansão da linha de produtos, chances de conquistar novos clientes, ou seja, o que pode gerar receita e valor. Também são exploradas as ameaças que a empresa pode sofrer, como novas empresas para o mesmo nicho, queda no padrão de consumo, investimento de novas tecnologias por concorrentes ou o que puder afetar negativamente a receita ou a imagem do negócio.Uma dica é listar todos os pontos levantados em um quadrante, separado nesses 4 aspectos. Depois, dê uma nota de prioridade para cada item, seguindo o critério de sua preferência, e classifique cada item da lista de 5 (excelente) a 1 (fraco). Multiplique a nota de prioridade pela classificação, logo obterá um valor x sobre aquele item final, que te dará uma visão ampliada sobre onde focar esforços.Mantendo a empresa preparada para os desafiosEm tempos incertos, a Matriz SWOT cai como uma luva para definir relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa com o que se verifica de mais importante no mercado, seja a nível local ou global. A análise permite entender a posição de sua empresa comparada a seus concorrentes, conferindo mais confiança, segurança e força para lidar com os imprevistos e situações desafiadoras".
Fonte: https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/entenda-matriz-swot/. Acesso em: 26 jan. 2023.
SEGUNDA ETAPA: leitura e análise do Estudo de Caso (fictício).Estudo de caso: Construtora Preço Justo
A empresa Preço Justo, é uma pequena empresa de construção civil e de consultoria imobiliária e possui como principal objetivo a construção e venda de imóveis de baixo custo. A empresa, no ano de 2022, havia completado apenas 15 anos de existência e, apesar de ser uma pequena empresa familiar, com algumaslimitações da alta administração, conseguiu atingir um grande nível de sucesso em suas atividades.No entanto, durante o ano de 2022, o mercado de construção civil enfrentou um grande problema mercadológico ocasionado pela crise financeira que atingiu o país. Para não encerrar suas operações, a empresa Preço Justo precisou, assim como grande parte das empresas do segmento, realizar diversos estudos e análises sobre os ambientes organizacionais para futuras adaptações.Durante a crise financeira, os gestores da empresa identificaram que algumas decisões regulatórias (criação de leis) poderiam afetar negativamente a empresa e, também, que o cenário econômico, devido à crise, reduziria o poder de compra dos consumidores. E, apesar da empresa apresentar excelente saúde financeira,equipe capacitada e produtos de qualidade, seria inevitável que a organização sofresse algum tipo de impacto. Diante das decisões tomadas pela alta administração, a organização conseguiu ajustar seu portfólio e priorizar algumas estratégias, como, por exemplo, investir em máquinas e equipamentos de alta qualidade e reduzir seus custos operacionais.Após alguns meses da crise, muitas empresas do mesmo segmento fecharam as portas possibilitando que a empresa Preço Justo expandisse seu mercado e ampliasse seu portfólio de produtos e serviços. Essa facilitação foi possibilitada por um grande investimento do Governo Municipal, que, por iniciativa, decidiurealizar empréstimos com juros baixos para empresas de pequeno porte e, também, reduziu os impostos locais sobre a construção civil.A empresa Preço Justo, por apresentar traços de uma empresa familiar pequena, mesmo depois da reestruturação, apresentava limitações quanto às habilidades gerenciais dos gestores, o que dificultava o processo de comunicação (ineficiência) entre alta administração e colaboradores, e desmotivação da equipe, por exemplo.
Agora, é com você!
TERCEIRA ETAPA: realização e envio da atividade.A partir das leituras realizadas e considerando o Estudo de Caso apresentado, faça o que se pede:1. Escreva um texto de até 15 linhas descrevendo a importância da ferramenta Matriz SWOT e de cada um de seus quadrantes para o planejamento estratégico de uma organização, seja ela de grande, pequeno ou médio porte.2. Com base no Estudo de Caso da Construtora Preço Justo, construa uma Matriz SWOT — análise dos ambientes: externo e interno — identificando, ao menos, três oportunidades, três ameaças, três pontos fortes e, também, três pontos fracos.3. A partir da Matriz SWOT realizada na questão 2 e da identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas, elabore uma estratégia de melhoria para cada FRAQUEZA identificada.

MAPA - CCONT - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA - 51/2023

Olá acadêmico (a) de Ciências Contábeis! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na disciplina Administração Financeira e Orçamentária! Para isso, você precisa cumprir três etapas a saber: Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio;Segunda etapa: CONSIDERAR a situação problema e REALIZAR a atividade;Terceira etapa: ENVIAR a atividade solicitada. PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO - Leitura do texto de apoio
Entenda o que é Projeção de Fluxo de CaixaO fluxo de caixa é um dos principais responsáveis para conservar a organização monetária do seu negócio. A partir dessa organização, é possível acompanhar todas as movimentações financeiras da empresa e o saldo final que sobra no caixa. Em outras palavras, podemos dizer que o fluxo de caixa é construído com base nas entradas e saídas de dinheiro que já aconteceram.A projeção de fluxo de caixa, por outro lado, está voltada para cenários futuros. A projeção de caixa permite a visualização dos possíveis momentos financeiros do seu negócio. Essa estimativa pode ser feita de diversas formas e, na maioria dos casos, é feita a partir de uma análise cautelosa dos dados passados. Esses dados podem ser compras via parcelamentos ou empréstimos de clientes, por exemplo. Quanto mais precisa for a projeção, mais eficiente será a organização das finanças da empresa.A partir disso, o gestor consegue avaliar possíveis cenários de riscos e ter uma estimativa se o negócio precisará de financiamentos ou se vão sobrar recursos, por exemplo. Por isso, dizemos que a projeção de fluxo de caixa auxilia a empresa a se programar para diversas situações financeiras no futuro. 
  Conforme o exposto, a projeção do fluxo de caixa é indispensável para a gestão do negócio. Além disso, essa projeção é essencial para a análise da viabilidade financeira dos investimentos que as empresas pretendem fazer, pois a partir do fluxo de caixa será possível calcular indicadores como Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Payback, entre outros.

 SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE - Situação Problema
Imagine que você, estudante de Ciências Contábeis, teve uma ideia inovadora de negócio. No entanto, antes de iniciar a implantação do negócio você realizará uma análise de viabilidade dessa ideia. Sendo assim, será necessário realizar um Plano de Negócios que possibilitará estimar o investimento necessário para a implantação da empresa, bem como projetar o fluxo de caixa para a realização das análises necessárias.Para essa atividade será necessário pensar em uma ideia de negócio. A partir dessa ideia, você projetará (com valores fictícios) o fluxo de caixa para os próximos 5 anos, bem como o investimento inicial necessário para a implantação do negócio. Dessa forma, para realizar a atividade desenvolva as seguintes etapas: 1. Descreva brevemente o negócio que você pretende montar, citando os produtos/serviços comercializados e o público-alvo a ser atingido. 2. A partir da sua ideia, descreva o investimento inicial necessário para a implantação da empresa e projete o fluxo de caixa para os próximos 5 anos. Os valores deverão ser fictícios, e condizentes com a ideia do negócio. 3. Imagine que para conseguir o valor do investimento inicial você terá um custo de capital de 14% ao ano. A partir do custo de capital, do investimento inicial e da projeção de fluxo de caixa, calcule os seguintes indicadores: Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Índice de Lucratividade (IL). Obs.: apresentar os cálculos realizados (caso feitos através das fórmulas) ou apresentar o passo-a-passo utilizado para calcular os indicadores na calculadora HP12C. 4. A partir do cálculo dos indicadores (VPL, TIR e IL), faça um breve relatório explicando se a sua ideia de negócio possui viabilidade financeira ou não. Justifique a sua resposta.
TERCEIRA ETAPA: AÇÃO - Envio da atividade
Para realizar essa atividade você deverá:*Assistir o vídeo explicativo, disponível no campo "AULAS AO VIVO/ VÍDEOS EXPLICATIVOS";*Baixar o arquivo “Formulário MAPA - Adm Financeira” disponível no Material da Disciplina e fazer o preenchimento;*Salvar o arquivo em seu computador e enviar no campo “selecionar arquivo”, no ícone do MAPA.ATENÇÃO: o arquivo é enviado apenas uma vez, portanto, certifique-se de que ele está finalizado e que você está enviando o arquivo correto.


MAPA - CCONT - CONTABILIDADE AVANÇADA - 51/2023


Olá acadêmico de Ciências Contábeis.A atividade proposta corresponde ao MAPA - Material de Avalição Prática de Aprendizagem.
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Aplicar os conceitos do Método de Equivalência Patrimonial (MEP). Os investimentos, as aquisições de ações, as compras e vendas de mercadorias e outras operações envolvendo organizações controladoras, controladas ou coligadas exigem atenção e conhecimento técnico para ajustar e consolidar os saldos contábeis das operações mútuas. Vamos, então, analisar e resolver uma situação envolvendo o MEP para a compra e venda de mercadorias entre uma empresa controladora e uma controlada? O MEP é utilizado para avaliar as participações ou investimentos societários em outras empresas por meio da atualização do valor contábil da conta de investimentos ao valor equivalente à participação societária em outra empresa. Você já fez algum lançamento contábil de compra e venda de mercadorias entre organizações participantes de um mesmo grupo empresarial aplicando o MEP como instrumento de análise técnica? O que acha de praticar agora? Vamos lá?! O Método de Equivalência Patrimonial (MEP) surgiu por meio da legislação, mas está diretamente ligado à contabilidade. Ele diz respeito ao valor do investimento na porcentagem de participação do capital social sobre o patrimônio líquido de uma empresa. É por meio do MEP que se atualiza o valor contábil do investimento equivalente à participação societária da investidora no patrimônio líquido da sociedade investida, bem como no reconhecimento dos seus efeitos na demonstração do resultado. Disponível em: https://www.totvs.com/blog/negocios/m.... Acesso em 15 fev 2023. Na Unidade III, do nosso livro, você encontrará conceitos e aplicações do MEP que serão úteis para a realização dessa atividade.
ATIVIDADE PROPOSTA  1) A Companhia Méritus S/A e a Companhia Pretéritus S/A apresentaram os seguintes Balanços Patrimoniais não consolidados e encerrados em 31/12/20x1. A Cia. Méritus é controladora da Cia. Pretéritus e avalia o investimento pelo Método da Equivalência Patrimonial (MEP).
​2) Durante o ano de 20x1 a Cia. Pretéritus vendeu, a prazo, mercadorias de seu estoque para a Cia. Méritus no valor de R$ 400.000,00, com margem de lucro de 50%. A metade dessas mercadorias ainda se encontra estoque da Cia. Méritus. 3) Considerando apenas as informações apresentadas, bem como as previsões normativas da NBC TG 36 (R3) ‘Demonstrações consolidadas’ e ITG 09 (R1) ‘Demonstrações contábeis individuais, demonstrações separadas, demonstrações consolidadas e aplicação do método da equivalência patrimonial’, preencha a tabela de ajuste de saldo e faça os lançamentos contábeis auxiliares (débito e crédito) para consolidar os saldos em 31/12/20x1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES DOS PROFESSORES: *Para realizar esta atividade você deverá baixar o arquivo MAPA -CONTABILIDADE AVANÇADA 2023.xls disponível no Material da disciplina.*Após responder, salve o arquivo em seu computador, anexe no campo indicado "Sua resposta", clique em "Responder" e, em seguida, confira se o arquivo enviado é o correto. Feita a verificação, clique em "Finalizar o questionário". Depois de finalizar, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado, mesmo que ainda esteja dentro do prazo de entrega da atividade.*​ MAPAs com plágio terão suas notas zeradas.

MAPA - CCONT - ESTRUTURAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - 51/2023


Olá, acadêmico(a) de Ciências Contábeis.Chegou o momento de explorar de forma prática os conteúdos aprendidos na nossa disciplina de Estrutura das Demonstrações Contábeis!Para isso, a atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem (MAPA). O objetivo desta atividade é que você se coloque na função de contador, elabore e estruture o Balanço Patrimonial.
PROBLEMATIZAÇÃO: A Precisa Ltda (fictícia) necessita elaborar o seu Balanço Patrimonial com base nas Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Para tanto, deverão ser utilizados, apenas, os valores do Quadro 01:Quadro 01: Saldos Contábeis das contas patrimoniais da Precisa Ltda.Conta PatrimonialSaldo em
Ressalta-se que os valores do Quadro 01 estão em ordem alfabética. Será preciso:classificar as contas em ativo, passivo, patrimônio líquido.Calcular todos os subgrupos do Balanço Patrimonial.Estruturar o Balanço Patrimonial.
SIGNIFICÂNCIA: O Balanço Patrimonial é uma das Demonstrações Contábeis mais conhecidas e utilizadas dentre as demonstrações. A Estrutura do Balanço Patrimonial pode ser vista na NBC TG 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis (CFC, 2017).
EXPERIMENTAÇÃO: Para ter uma experimentação, e compreensão prévia dos itens patrimoniais do Balanço Patrimonial, leia o Plano de Contas que foi disponibilizado como material dessa atividade. É uma oportunidade de você ter um contato inicial com o tema antes de resolver a atividade.nstração contábil que reflete o ativo, passivo e patrimônio líquido recREFLEXÃO: O Balanço Patrimonial evidencia informações úteis e relevantes aos usuários da informação como a riqueza patrimonial, os bens, direitos, dívidas junto a terceiros, os imobilizados, itens do intangíveis, entre outras informações que contribuem para o processo de tomada de decisões dos usuários da Contabilidade (SANTOS et. al, 2022).
CONCEITUALIZAÇÃO: O Balanço Patrimonial é uma demoonhecidos da entidade em sumários estruturados que se destinam a tornar as informações financeiras comparáveis e compreensíveis (CFC, 2019). Conselho Federal de Contabilidade (CFC). NBC TG Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro. Ano:2019. Disponível em: https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTGEC.pdf. Acesso em: 15 jan 2023.Conselho Federal de Contabilidade (CFC). NBC TG 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis. Ano:2017. Disponível em: https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTG26(R5).pdf. Acesso em: 15 jan 2023.SANTOS, A. dos; et al. Manual da Contabilidade Societária: Aplicável a todas as sociedades. 4ª ed. SãoPaulo: Atlas, 2022SANTOS, T. G. Estrutura das Demonstrações Contábeis. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.
ATIVIDADE PROPOSTAEstruture e elabore o Balanço Patrimonial da Precisa Ltda (fictícia) conforme a NBC TG 26, pede-se:
Questão 01 Com base nas informações apresentadas no Quadro 01, estruture o Ativo, com todos os seus subgrupos e totais dos grupos do Balanço Patrimonial da Precisa Ltda (utilizar a planilha Ativo).
Questão 02 - Com base nas informações apresentadas no Quadro 01, estruture o Passivo + Patrimônio Líquido, com todos os seus subgrupos e totais dos grupos do Balanço Patrimonial da Precisa Ltda (utilizar aplanilha Passivo).
Questão 03 - Explique (em até 10 linhas), se em 31/12/20x1, o valor contábil total dos itens do Ativo Circulante da Precisa Ltda foi superior ao valor contábil do Ativo Não Circulante da Precisa Ltda (Utilize a planilha: Discursivas).Questão 04 - Explique apresentado os valores apurados (em até 5 linhas), se em 31/12/20x1, o valor contábil total dos itens do Passivo Circulante da Precisa Ltda foi superior ao valor contábil do Passivo Não Circulante da Precisa Ltda (Utilize a planilha: Discursivas).
INFORMAÇÕES IMPORTANTES- Faça o download do arquivo formulário padrão do MAPA Estrutura das Demonstrações Contábeis,disponível no Material da Disciplina.- Assista ao vídeo explicativo gravado pelo Professor.- Siga as orientações expressas neste enunciado e no formulário de preenchimento da atividade.- Responda os campos solicitados no arquivo e atente-se as ABAS.- É necessário salvar o arquivo com as respostas das questões e enviar no campo da atividade "MAPA" noambiente da disciplina.- O arquivo será enviado uma única vez, portanto, certifique-se de que ele está finalizado antes de

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