x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 305

Baixa de empréstimo com capital social

Roberta Kappler

Roberta Kappler

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 24 março 2023 | 10:52

Bom dia! tenho uma empresa que encerrou as atividades, porém no balancete ainda sobraram saldo de capital social e empréstimo dos sócios a empresa, de acordo com a consultoria (que não esta sendo clara quanto aos lançamentos) devo utilizar o valor do capital para baixar parte dos empréstimos dos sócios, porém ambas as contas são credoras, existe alguma conta pra fazer essa baixa? não estou conseguindo concretizar esse lançamento! 
passivo - Capital social tenho R$ 14.000,00
passivo -  Empréstimos dos sócios a empresa - R$ 50.000,00  (ainda ficaria R$ 36.000,00 na conta de empréstimos devo deixar nessa conta esse valor ou migrar pra outra conta, já que empresa realmente encerrou as atividades)

Grata.

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 24 março 2023 | 14:12

Roberta,
A rigor, a entidade deve aos sócios R$ 64 mil. Ela liquidará esse valor com os ativos que remanesceram na data da liquidação da sociedade. Portanto, essa conta tem de bater: o passivo é R$ 64 mil e o balanço deve demonstrar ativos de igual valor. Se não existem ativos, pode ser que a contrapartida esteja em "prejuízos acumulados". 
Informe a composição dos ativos e eu ou qualquer outro colega podemos ajudar a resolver o problema. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.