x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 327

DEFIs sem despesas no PJ

Liane Mel

Liane Mel

Prata DIVISÃO 1
há 1 ano Segunda-Feira | 27 março 2023 | 13:10

Boa tarde, prezados se alguém puder me ajudar eu fico grata :Tem uma pessoa que emito NF , faço folha com o pro labore e apuro o simples Nacional, não faz escrituração contábil , a distribuição de lucros faço pela alíquota de presunção .. agora pra fazer a DEFIS ele não tem despesas além dessas mencionadas anteriormente. Usa o dinheiro PJ para pagamentos das despesas PF. Agora to na dúvida como declarar esss despesas dele , posso lançar todo o valor como tributável pra ele pagar IR na pessoa física , ou faço a escrituração só com o Pro labore e impostos , daí o restante da pra distribuir como lucro ? Alguém sabe a melhor solução ? Muito obrigada

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 27 março 2023 | 14:27

Boa tarde,
Se não existe escrituração contábil o correto seria utilizar apenas da presunção e o restante tributável, não podendo deduzir as despesas mesmo que seja com o Simples, por exemplo.

Base: Art. 145, CGSN 140/2018

Liane Mel

Liane Mel

Prata DIVISÃO 1
há 1 ano Segunda-Feira | 27 março 2023 | 14:30

Thiago Souza então somo o valor utilizado para despesas de PF com o pro labore correto ? Tudo tributável no caso … tanto na DEFIS qnto no IR pessoa física ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.