x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 223

Imposto de renda

Evelin Ujihara

Evelin Ujihara

Iniciante DIVISÃO 2, Artesão(ã)
há 1 ano Segunda-Feira | 27 março 2023 | 15:07

Boa tarde! 
Estou com 2 dúvidas
Vou ganhar 2 apartamentos que serão colocamos no meu nome 
Os cada um vale 190 mil 
Até hoje não declaro imposto terei que declarar ?

A outra dúvida
Sou dependente no imposto de renda 
Se ganhar o apartamento e colocar no meu nome
A pessoa que me declara como dependenteTem que incluir o imóvel ?
E essa pessoa já caiu na malha fina 
Corre o risco de tem que pagar 
O imposto de renda?

Thiago

Thiago

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 1 ano Terça-Feira | 28 março 2023 | 11:02

Bom Dia Evelin,
Sim, você vai precisar declarar imposto de renda, pois esses dois apartamentos somados vão acumular 380 mil de bens, e segundo a própria receita, quando se tem bens superiores a 300 mil, deve se obrigatoriamente declara-los.
Em relação a declaração na qual você é dependente, você vai ser retirada da declaração dele ou dela, pois você vai ter que fazer a sua própria declaração.
obs: tome cuidado com esses bens no seu nome, pois precisa fazer sentido com a sua renda, caso não seja doação.
att.
Thiago

Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 28 março 2023 | 11:16

Tiago aproveitando, sobre bens. 

A pessoal é obrigada a declarar porque recebeu  29 mil reais por exemplo ,  o fato de ser obrigada pelos rendimentos obriga a pessoal a declarar os bens também mesmo que esses sejam inferiores a 300 mil?

Thiago

Thiago

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 1 ano Terça-Feira | 28 março 2023 | 15:58

Boa Tarde Adelita,
Sim, pois a questão dos bens superiores a 300 mil faz com que a pessoa seja obrigada a declarar por este motivo.
Porém, se ela for obrigada a declarar por outro motivo, como o citado, rendimentos tributáveis superiores a 29 mil, precisa declarar todos os bens da pessoa seja lá qual forem, por exemplo: casa, carro, moto, terreno, ações, criptomoedas, dentre outros bens e direitos, não se limitando só a isso também, tendo que declarar rendimentos recebidos do banco, dividas e por ai vai...
Qualquer duvida estou a disposição.
att.
Thiago.

ALINE DE ALMEIDA

Aline de Almeida

Prata DIVISÃO 1
há 1 ano Quarta-Feira | 29 março 2023 | 11:28

Bom dia !

Aproveitando o assunto, tenho uma duvida se puderem me ajudar agradeço. Segue:

   Estou fazendo declaração de imposto de renda de alguns clientes onde os mesmos são Ministro de culto. A questão é quanto ao pagamento do INSS deles, onde pagam como contribuintes individuais e alguns contribuem no teto do INSS ou 20% do valor de sua prebenda. 
   Minha duvida é ao lançar na declaração de imposto de renda na aba RENDIMENTOS TRIBUTAVEIS RECEBIDOS DE PF E DO EXTERIOR PELO TITULAR  /  OUTRAS INFORMAÇÕES  /  PREVIDÊNCIA SOCIAL, Lanço o valor de fato pago mês a mês ou existe algum calculo quanto ao percentual que deve compor tal informação? 

No aguardo e o meu muito obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.