x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 804

Imposto de Renda Gestante

Maria Paula Rahn

Maria Paula Rahn

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Tributário
há 1 ano Segunda-Feira | 3 abril 2023 | 10:16

Bom dia, tenho uma duvida. Estou gravida, meu bebe irá nascer somente em agosto.... mas queria ver se mesmo assim eu posso declarar ele como meu dependente na declaração desse ano?! Ou preciso ter o cpf/certidão de nascimento dele? Caso não haja possibilidades, teria como declarar os custos do pré-natal como despesas medicas dos pais?

Atenciosamente.

A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.
Carla Leme

Carla Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 1 ano Segunda-Feira | 3 abril 2023 | 10:27

Para incluir o seu filho como dependente na declaração de Imposto de Renda, é necessário que ele já tenha sido registrado na Receita Federal e possua CPF. Portanto, você não poderá incluí-lo na declaração deste ano, pois a previsão de nascimento é apenas em agosto.Em relação às despesas médicas com o pré-natal, elas podem ser deduzidas na declaração como despesas médicas dos pais, desde que tenham sido realizadas dentro do ano-calendário da declaração e estejam dentro dos limites estabelecidos pela Receita Federal. Lembre-se de guardar todos os comprovantes e recibos das despesas médicas para apresentar à Receita, caso seja necessário.

Carla Leme
Analista de Recursos Humanos
Bragança Paulista - SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.