x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 325

Certificado e-CNPJ ou procuração eletrônica para o contador?

kevin b

Kevin B

Iniciante DIVISÃO 1, Analista
há 1 ano Quarta-Feira | 5 abril 2023 | 15:06

Olá, pessoal!

Muitos contadores exigem que o cliente envie o certificado e-CNPJ A! ( exportável) para eles realizarem a contabilidade da empresa.
Penso se eu emitir um procuração eletrônica pelo portal e-CAC para o contador seria o suficiente? Seria uma procuração eletrônica mais abrangente que o sistema permite.

Para deixar mais claro, constituí uma EPP limitada.

Obs.: A questão não é não confiar nele, pois se é meu contador eu confio. A questão é que o certificado CNPJ permite muito mais do que o necessário e ainda é exportável , quer dizer, não é impossível que caía em mãos erradas (hacker, ex-funcionários,computador deixao aberto acidentalmente, etc).

Obrigado!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Sexta-Feira | 7 abril 2023 | 19:14

Sou contador há 30 anos e no escritório não solicitamos cópia do certificado digital do cliente, pois além do sigilo há a questão ética.
Então, tudo é feito através de procuração eletrônica. Em raros casos em que há a necessidade do certificado, é possível fazer por via remota ou o cliente trás a mídia e participa do processo no escritório.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.