x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 236

MEP nas empresas tributadas pelo lucro presumido

PAULO JORGE VIEIRA MACHADO

Paulo Jorge Vieira Machado

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 10 abril 2023 | 20:24

Boa noite caros colegas,
Tenho uma duvida relativa a obrigatoriedade de apuração do MEP para empresas tributadas pelo lucro presumido. Sei que as receitas provenientes da aplicação do MEP não mais integram a base de calculo da CSSL e do IRPJ, porem, a minha duvida consiste em saber se uma empresa tributada pelo lucro presumido que seja controladora de uma outra empresa também tributada pelo lucro presumido é   obrigada a fazer, apurar e contabilizar essa apuração, independentemente dessa possivel receita nao integrar a BC do tributos acima citados.

Grato pelo apoio.
Paulo Machado

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 11 abril 2023 | 10:54

Bom dia Paulo,

Independente do regime de tributação da empresa as normas contábeis precisam ser aplicadas, se existe a participação societária da empresa A na empresa B, deve-se apurar o resultado da equivalência.

atte,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.