x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 216

Dúvida sobre o simples nacional

Vinicius Santos Rodrigues

Vinicius Santos Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 14 abril 2023 | 10:59

Bom dia amigos! Empresa de pequeno porte ltda optante pelo simples paga só a alíquota indicada (4%, anexo 1) ou paga mais algum imposto, seja ele anual ou mensal, imposto de renda recolhe algo ou é apenas informativo? Outra dúvida que tenho a empresa precisa de um contador responsáveis, ou poderia contratar o contador só para abrir a empresa e anualmente para as declarações de imposto de renda? 

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Sábado | 15 abril 2023 | 12:12

Bom dia
"Empresa de pequeno porte ltda optante pelo simples paga só a alíquota indicada (4%, anexo 1) ou paga mais algum imposto"
Ela irá pagar a guia do Simples nacional que a aliquota é progressiva, sendo baseada no faturamento anual, começando em 4% para o anexo I comercio, mas subindo gradativamente a partir do momento em que ultrapassa o faturamento anual de R$ 180.000,00.
Alem disso irá pagar ICMS caso efetue compras de mercadorias fora do estado (7,317% para nacionais e 17,07% para importadas).
Deverá também recolher o INSS a titulo de pro labore de no minimo 1 salario minimo (11% a aliquota).
Quanto ao imposto de renda vai depender do valor do pro-labore do socio e caso tenha escrituração contabil poderá realizar a retirada de lucros de forma isenta.

Outra dúvida que tenho a empresa precisa de um contador responsáveis, ou poderia contratar o contador só para abrir a empresa e anualmente para as declarações de imposto de renda? 
Apenas o MEI não precisa de fato de contador.
Empresas do simples nacional ou qualquer outro regime são obrigadas a ter um contador responsavel pela empresa. Além disso, uma empresa tem diversas obrigações a serem cumpridas mensalmente e anualmente, e muitas delas incidem multa. É necessário cautela.

Eu sugiro que procure um contador para que possa tirar todas as suas dúvidas. Uma consultoria ajudaria a sanar todas essas questões de forma objetiva. Me coloco a disposição para uma consultoria, sou contador digital e presto serviços online. Caso preferir pode me chamar no privado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.