x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 235

Provisão Férias e 13º

Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 14 abril 2023 | 16:26

Pessoal, algúem tem uma planilha de provisão de férias e 13º? O meu sistema faz a provisão, mas não estou conseguindo me entender com ele para conferir se está correto.

E como tem meses que tem rescisão alteração de salário preciso de algo que me ajude nessa conferência, que fique mais claro para mim.

RAIMUNDO PEREIRA LIMA

Raimundo Pereira Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 14 abril 2023 | 18:03

Boa tarde Adelita!
01 - Provisão de férias, 13 salário e seus encargos, é feito por Lançamentos Contábeis. 
        1.1 - Minha FOPAG  emiti, ao meu pedido e por mês, os valores das provisões de férias e 13 salário, inclusive com valores proporcionais as dias de novas admissões! Confesso que isto me ajuda muito. Isto para mim substitui toda e quaisquer planilhas!                 1.1.1 - Crio uma conta para Provisão  das DESPESAS com férias e outra para provisão das DESPESAS com 13º;
                             1.1.1. - Crio uma conta para provisão dos ENCARGOS do  INSS de férias e outra conta para provisão dos ENCARGOS do INSS de 13º;
                             1.1.2 -  Crio uma conta para provisão dos ENCARGOS de FGTS de férias e outra para provisão doS ENCARGOs do FGTS de 13º;
         1.2 - Aí é so me deliciar com os Lançamentos contábeis:

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 17 abril 2023 | 08:10

Eventualmente,  software pode solicitar a parametrização do cálculo e/ou do relatório, e algo que pode ser relevante no momento de auxiliar na conciliação é definir se as baixas das provisões se darão:
 - Férias: Na data do pagamento ou proporcionais aos dias de gozo/rescisão;
 - 13º: Na data do pagamento ou no período da segunda parcela/rescisão;

Estas parametrizações influenciam, inclusive, nos encargos trabalhistas, sejam descontados dos funcionários, ou patronais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.