x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.255

Natureza da conta - SPED Contábil

Luciana Bilhalva

Luciana Bilhalva

Iniciante DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 24 abril 2023 | 11:30

Bom dia,

Na validação do SPED contábil o erro abaixo está sendo mostrado, porém tanto na ECD recuperada quanto na ECD atual a natureza da conta está 01. Notei que na versão anterior do PVA o erro não ocorria. Alguém sabe o que pode ser?

"A Conta 5 possui natureza 01 na ECD anterior (recuperada) que é diferente da natureza 04 da conta {3} na ECD atual."

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 25 abril 2023 | 09:59

Bom dia

Deve ter havido troca de plano, você precisa procurar a conta de NUMERO 5 e nao pelo nome da conta que deve ser CAIXA, você vai ver que pode ser uma conta SINTÉTICA DE RESULTADO ou de APURAÇÃO DO RESULTADO!

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619
Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 25 abril 2023 | 14:05

Acredito que ambos também utilizem o domínio.

Complementando o que disse o José Carlos, verifique se você exportou a ECD no ano anterior por código de conta resumida ou analítica e verifique como está sendo feito este ano. Aqui no escritório, declaramos sempre como analítica, caso ocorra algum erro em um ano, no próximo ano nós preenchemos o registro I157 (Alteração do plano de contas) para que a empresa possa entregar como analítica.

Cristiane

Cristiane

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 semanas Quarta-Feira | 12 junho 2024 | 13:36

Boa Tarde

Estou com mesmo erro: A Conta 5 possui natureza 01 na ECD anterior (recuperada) que é diferente da natureza 04 da conta {3} na ECD atual.
Não está dando certo.

Poderia colocar o print aonte é feito a alteração.

Att
Cristiane

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 semanas Quarta-Feira | 12 junho 2024 | 17:04

Boa tarde

Você vai procurar no plano do contas por CONTA CONTABIL ANALITICA o conta 5 DEPOIS DE ACHAR ela vai mudar o codigo ela para 05 e validar, após isso vai dar erro de CONTA SUPERIOR, basta entrar no erro e mudar o campo que esta com erro para 05

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619
ERIKA SANTOS NASCIMENTO

Erika Santos Nascimento

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 semanas Domingo | 23 junho 2024 | 18:19

Boa tarde José Carlos Barbosa Pereira!
Li todas as mensagens do fórum, de outros do mesmo assunto e de fato resolveu alterar a conta (no meu caso) de 5 para 50 e a próxima arrumando a conta de aglutinação anterior.

Não consegui incluir mensagem no outro fórum, se puder me ajudar, estou preocupada de entregar a ECD assim e na próxima dar erro, uma vez que o código no meu sistema continuará o mesmo "5"; pois o código de aglutinação não é alterado por nós dentro do sistema contábil, é o sistema que gera ele, de acordo com o layout da ECD, correto?

Desde já agradeço sua atenção!

Júlia Valentim

Júlia Valentim

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 3 semanas Segunda-Feira | 24 junho 2024 | 13:28

Boa tarde Erika, tudo jóia? 

Será que se você fizer a alteração das contas resolveria? No caso, relacionar a conta anterior com a atual no seu sistema e o programa puxar corrigido... Uma colega de setor teve esse mesmo erro e resolvemos dessa forma.

Espero que te ajude. Abraços!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.