x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.908

Bens em Comodato

Micheli De Mattia

Micheli de Mattia

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 24 abril 2023 | 14:47

Boa tarde Pessoal,

Por Gentileza algum poderia me ajudar na seguinte situação?
A duas empresas são nossas clientes a Comodante (Simples Nacional) e a Comodatária (Lucro Real) , ambas tem como atividade principal  4930-2/02 Transporte Rodoviários de Carga.

A empresa do Simples emprestou um caminhão para empresa do Lucro Real, através de contrato de Comodato.

Preciso saber como fazer esse lançamento nas duas empresas, na Comodante e na Comodatária.

Comodante (Cede o Bem)
D - Bens Cedidos em Comodato (Imobilizado)
C -  Bens Reservados para Comodato (Imobilizado)

Procede esse lançamento?
Como fica a parte da depreciação, não vou depreciar?


Comodatária (Recebe o Bem)
D - Bens Recebidos em Comodato Conta de Compensação Ativo)
C - Bens de Terceiros em Comodato (Conta de Compensação Passiva)

Esse lançamento esta correto?
Qual o valor devo lançar, é o valor total do Bem ou valor do Bem menos o que ja foi depreciado ?
e a depreciação do Bem?

Estou confusa com qual valor devo fazer esse registros, se é pelo valor total do bem ou se pelo valor liquido, ja diminuindo a depreciação?
e Sobre a depreciação poderei ainda depreciar esse bem? e essa depreciação ficaria em qual empresa?

Se alguém puder me ajudar, esse é meu primeiro registro de comodato. 

Desde já agradeço pessoal. 

Leonardo Augusto Costa

Leonardo Augusto Costa

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 49 semanas Quinta-Feira | 20 julho 2023 | 17:02

Boa tarde Micheli !

Quanto ao valor, deve-se observar o registrado na NF remessa/contrato de Comodato, " provavelmente estará registrado pelo valor líquido".
Quanto a depreciação, esta deve  ser feita na comodante. 
Como se trata de uma empresa do SIMPLES não precisa se preocupar em atender critérios para fins de dedutibilidade. 

O artigo do link abaixo tem mais informações que podem te auxiliar.

www.vriconsulting.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.