x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 93

Extravio da documentação para elaboração das demonstrações contábeis

FABIANO

Fabiano

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 ano Terça-Feira | 25 abril 2023 | 14:52

Saudações a todos!!

Assumi a contabilidade de uma associação civil em janeiro de 2023, a contabilidade anterior ficou de me enviar as demonstrações contábeis de 2022 até fevereiro, estamos em abril e até o momento não enviou, através de um email alegou não poder finalizar as demonstrações contábeis por falta de documentação, o cliente diz ter enviado, a contabilidade anterior diz não ter recebido.

Existe algo que possa ser feito? Temos os extrato bancários mas os documentos que comprovam as entradas e saída foram extraviados.

Matheus Eduardo D. Bosquerolli

Matheus Eduardo D. Bosquerolli

Bronze DIVISÃO 2, Assessor(a) Jurídico
há 1 ano Quarta-Feira | 26 abril 2023 | 23:04

   Fabiano, a respeito da reconstituição de documentos contábeis não consigo te orientar corretamente por não ter muito domínio desse assunto. Contudo, acredito que todos os documentos (ao menos extratos bancários, notas emitidas e tomadas) são recuperáveis pelo seu cliente, que pode retirar a segunda via e entregar novamente, pelo menos deveria conseguir néh.

   Contudo, ao meu ver, sugiro que seu cliente leve a segunda via dos documentos mediante protocolo de recebimento, declarando cada documento entregue.

   Não sendo possível a segunda via e ele tendo como comprovar, de alguma forma, que entregou a documentação, sugiro que oriente ele a registrar um boletim de ocorrência para resguardar seus direitos. Dito isso é de se analisar a possibilidade de ingressar com ação judicial indenizatória contra esse escritório contábil, dessa forma ele pode reaver multas por atraso na entrega de declarações e todo prejuízo que tiver suportado.

Atenciosamente,
Matheus Eduardo D. Bosquerolli
Administrador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.