Luke
Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade Boa tarde colegas !
Uma ajuda por favor: uma empresa tinha um contrato de leasing em 36 parcelas e ao final optou pela compra dos bens. Esse contrato nunca foi registrado no ativo, apenas na conta de despesa antecipada e apropriando mes a mes em despesa de aluguel de equipamentos, agora optou pela compra e a empresa emitiu um boleto para pagamento da compra. A empresa vai registrar em despesa essa compra porque os valores unitários não atingem o limite obrigatório para ativar, além disso faltaria só 1 ano para depreciar 100%. Dúvidas:
1) O arrendador disse não ser obrigatório emitir documento de compra assinado, que somente o aceite da compra por e-mail já seria válido, está correto ?
2) Não deveria ter uma NF devolvendo esses bens (somente para efeito fiscal, já que os bens não serão devolvidos) e uma outra emitida como compra dos bens ?
3) Que documento seria necessário para registrar e comprovar essa compra ?
Obrigada !