x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 275

Lucro Real - Provisões Férias

Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 2 maio 2023 | 10:44

Quando realizamos as provisões de Férias , provisionamos os impostos, FGTS e INSS também.Mas assim, a empresa em questão paga essas férias quase sempre indenizadas em que não há incidência desses.

Como proceder nesse caso? Como é o tratamento quando se reconhece mensalmente a despesa de FGTS e INSS, mas chega rescisão e  não tem essa despesa? Sei que posso fazer o ajuste, mas como ficam os impostos
que provisionei trimestralmente, que entraram os FGTS /INSS provisionados, diminuindo o lucro?

Edith: Pesquisando aqui entendi  que a reversão vai entrar na apuração em que fizer o lançamento digamos provisionei em 2022,  tive resciões em janeiro/2023 aí faço o lançamento dessas reversões em janeiro , só que assim a empresa trabalha com  contrato determinado assim. são muitas rescisões em um só período,  o valor desses impostos vai ter impacto alto na apuração trismestral,  aumentando e muito o lucro na empresa em um trimestre só,aí não acho justo.

Será que posso tirar, não fazer a provisão de FGTS/INSS sobre as férias? 

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 2 maio 2023 | 11:49

Particularmente, acho um procedimento inviável pelos motivos expostos abaixo:

- Acredito que este tipo de procedimento pode gerar uma dificuldade a mais no controle, a menos que você consiga programar que seu sistema já emita desconsiderando estas férias (levando em consideração um fator já esperado de finalização de contrato com posterior demissão dos funcionários). Coloco este argumento, pois, penso que fazer planilhas ou arquivos adicionais pode gerar uma burocracia a mais com maior chance de erros nas apurações do que se o procedimento for realizado por seu software;

 - Do ponto de vista do fluxo de caixa, a empresa deixou terá que desembolsar o dinheiro do tributo apenas após a finalização do contrato. Em tempos de taxa de juros elevado, esta pode ser uma boa estratégia financeira (executada nos termos do regulamento do IR).

Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 2 maio 2023 | 13:38

Diego, realmente o controle vai ser dificil,  antes dessa situaçao já estava estudando um planilha em excel para verificar se os valores de férias estão corretos , não me entendo com os relatórios do sistema facilmente, imagine tirar as provisões de fgts e inss. Diego Jardim Silva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.