x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 929

COPARTICIPAÇÃO IRPF 2023 PLANO DE SAÚDE EMPRESARIAL

Ronan Ramos

Ronan Ramos

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 1 ano Segunda-Feira | 8 maio 2023 | 11:06

meu plano de saúde e do meu conjuge (que é meu dependente) foi feito pela empresa familiar da minha sogra, porem quem paga sou eu, ou seja, apenas ele foi feito pelo cnpj da minha sogra mas que paga integral sou eu. Cai na malha fina para comprovação de alguns documentos e um deles é sobre o plano de saúde. Minha pergunta é como comprovar despesa do plano de saúde nesse caso? uma vez que não tenho folha de pagamento nesse cnpj?

sei que ainda não foi liberado para enviar documentação da malha fina, mas estou separando documentos e me adiantando.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 1 ano Terça-Feira | 9 maio 2023 | 13:20

Boa tarde !
Não tem como comprovar, visto que a despesa esta na empresa da sua sogra, independente de quem paga o plano.
Para todos efeitos a operadora informa que foi a empresa que "pagou" seu plano médico - informação constante na Demed.

...  ou seja, apenas ele foi feito pelo cnpj da minha sogra mas que paga integral sou eu ....
Retifique sua declaração o mais rápido possível, pois isso é passível de ser caracterizado como fraude contra o IR.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Terça-Feira | 9 maio 2023 | 16:19

Ronan,
A Receita Federal do Brasil pacificou o entendimento, através da SC 114, que é dedutível os gastos com planos de saúde do contribuinte ou os seus dependentes, desde que comprovada a sua responsabilidade pelo pagamento (desembolso financeiro), inclusive quando contratado por pessoas jurídicas. 
Entretanto, é importante frisar, que pelas características do lançamento, você certamente será intimado a comprovar os valores pagos, haja visto, que a Receita Federal não dispõe dessas informações pelas operadoras de saúde, por se tratar de plano empresarial (cruzamento de dados).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.