x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.486

INTEGRALIZAÇÃO DE CAPITAL SOCIAL MEDIANTE UTILIZAÇÃO DO LUCRO

Vanusia Edna

Vanusia Edna

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 1 ano Sexta-Feira | 12 maio 2023 | 10:48

Bom dia!

Caros,

Preciso de ajuda no seguinte sentido:
Estou trabalhando o balanço de uma empresa, cujo capital social é de R$ 150.000,00, R$ 50.000,00 integralizado e a diferença a integralizar.
O sócio solicitou que a diferença de  R$100.000,00 seja integralizado utilizando o lucro, podem me ajudar com isso, como informar isso no balanço e nas notas explicativas?

Grata por toda e qualquer ajuda que me possam dar. 

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Domingo | 14 maio 2023 | 19:28

Vanusia,

Se a contabilização inicial foi feita corretamente houve o seguinte lançamento:
D: Caixa/Bancos/Bens 50.000
D: Capital a integralizar 100.000
C: Capital 150.000

Se você aumentar o capital com os lucros disponíveis no valor de R$ 100.000, o valor do capital será aumentado para R$ 250.000,00 e os R$ 100.000, 00 do capital a integralizar lá continuarão. 

Portanto, para atingir o seu objetivo: 
1. Faça uma ata de reunião dos sócios para deliberar sobre a distribuição de lucros no valor de R$ 100.000, para pagamento posterior: Nesse momento, você fará o seguinte lançamento contábil:
D: Lucros acumulados
C: Contas a pagar (ou semelhante) 100.000,
2. Na mesma ata diga que o valor dos créditos dos sócios será destinado à integralização do capital. Assim, você fará o seguinte  lançamento:
D: Contas a Pagar
C: Capital a integralizar 100.000
Não há alteração do capital e não é necessário alterar o contrato social. Só não esqueça de informar que houve distribuição de lucros aos sócios para eles incluam nas declarações de rendimentos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.