x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 134

Saida de sócio

GEOVANI GONÇALVES DE ALMEIDA

Geovani Gonçalves de Almeida

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 12 maio 2023 | 16:38

Boa tarde!!

Estou com uma situação onde uma transportadora tem registra em contrato um capital de 30.000,00 reais, ao decorrer do tempo essa empresa foi aumentando o seu capital em compra de caminhões, no caso hoje eles tem mais de milhões com a somatória dos valores desses caminhões. Esse caminhões é adquirido com o recurso próprio de cada sócio, sendo comprado no nome da empresa e pago do bolso deles, totalizando 5 caminhões, onde um sócio tem 3 caminhões e outro 2.

O um dos sócios hoje quer sair da empresa, e com ele vai está levando os seus caminhões e parte das quotas, a minha duvida é como proceder nessa situação, se faz um registro na JUNTA COMERCIAL de aumento de capital informando esse caminhões e depois faz a retirada desse capital ou se tem alguma forma de proceder.

E na contabilidade, como seria contabilizado referente a essas saídas.

Caso alguém puder me ajudar, ficarei muito grato, Deus abençoe.  

GEOVANI GONÇALVES DE ALMEIDA

Geovani Gonçalves de Almeida

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 16 maio 2023 | 10:10

Realmente eu afobei no questionamento, perdão.

A compra foi feito da seguinte forma, o sócio adquiri um empréstimo no nome da empresa,  ou seja o valor entra na conta caixa da empresa conforme o lançamentos
D - Caixa 
C - Empréstimos 

Para adquirir o bem 
D-  Compra de Veículos 
C - Caixa 

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 1 ano Terça-Feira | 16 maio 2023 | 15:26

Então,  os caminhões estão em nome da empresa e esta os paga mediante empréstimo bancário. 
O acerto da saída do sócio se dará entre eles, ou se eles quiserem poderão reduzir o capital acrescido dos lucros acumulados e pagar o sainte com bens.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.