x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 437

PASSIVO A DESCOBERTO

Paulo Mello

Paulo Mello

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 17 maio 2023 | 09:36

Alguém para me ajudar nessa questão? Tenho um empresa que foi autuada por passivo a descoberto (passivo maior que o ativo) neste caso, fornecedores em aberto. Não entrarei em valores mas a empresa esta pagando uma multa, fez o parcelamento e esta pagando. Sendo assim, posso zerar estes valores de fornecedores onde a multa já foi aplicada? Algum artigo, já procurei e não encontro. Ou mesmo com a multa, devo deixar tudo em aberto até ter caixa para cobrir tudo. É a primeira vez que me deparo com esta situação.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 17 maio 2023 | 11:51

Esta multa foi por "Passivo a Descoberto" ou por "Passivo Fictício". Até onde me recordo, são conceitos distintos:

 - Passivo a Descoberto: Empresa possui passivos exigíveis superiores ao ativo total, fazendo com que o PL fique negativo;

 - Passivo Fictício: A empresa pagou seus passivos, mas, de forma acidental ou deliberada não contabilizou estas baixas, deixando passivos em aberto de forma indevida, ou, a empresa lançou, de forma acidental ou deliberada, obrigações que não existem para justificar aumento de ativos, redução de outros passivos/pl ou quitação de despesas.

Paulo Mello

Paulo Mello

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 17 maio 2023 | 12:57

Oi Diego, a multa foi por Passivo a Descoberto. è complexo pq tbm poderia ser ficticio, já que este passivo so existe na contabilidade, na realidade a empresa nao deve este valor, a falta de (faturamento) deixou em aberto na contabilidade por falta de caixa para realizar essas baixas, por isso a multa (entendendo como sonegação)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.