x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 142

Ecd troca de contador

Morena

Morena

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 19 maio 2023 | 13:38

Estou com uma situação que não sei como resolver pois o cliente iniciou com nós em abril de 2022 e a outra contabilidade que era responsável pela entrega da ECD de janeiro a abril me enviou o arquivo assinado para que eu transmita com o certificado da empresa, porém quando importo o arquivo fica em modo de visualização e se coloco para editar pede para validar e assinar novamente só que não tenho o certificado do outro contador, alguém já passou por isso? E se eu conseguir transmitir o período do outro contador depois vou conseguir enviar o meu período também?

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 19 maio 2023 | 13:49

Se o arquivo tiver sido gerado com a mesma versão do PVA, você consegue recuperar o backup (pela ferramenta restaurar Backup) e apenas assinar e transmitir. Caso seja importado o arquivo texto, ele vai criar esta situação.

Conforme dito acima, é importante que a versão dos validadores sejam iguais, e como estão ocorrendo atualizações sucessivas, talvez seja necessário efetuar o procedimento novamente.

O que você pode fazer é: pedir para seu cliente assinar o arquivo enviado pelo antigo contador, gerar um backup e pedir para ele assinar novamente, ou: pedir para o antigo contador enviar novamente um backup previamente assinado. Qual opção escolhida irá depender do que é mais convenientes para vocês, contudo, é importante que a exportação e importação sejam realizadas na forma de backup e com a mesma versão do PVA.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.