x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.095

Dúvida: declaração no IRPF de plano de saúde MEI

Lima

Lima

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 29 maio 2023 | 09:18

Prezados,
Já sou MEI há 3 anos mantendo atividade regular e possuo plano de saúde para 3 vidas (eu, minha esposa e o bebê). Nunca declarei o plano porque sempre ficava na faixa de isento, mas agora em 2022 comecei a trabalhar como CLT e preciso declarar e possuo algumas dúvidas.

1) Como MEI posso declarar o plano de saúde na ficha [Pagamento efetuado] [cód. 26 planos de saúde] ?

2) No caso o bebê estou declarando como meu dependente no imposto. Minha esposa fez a declaração do IR separado (mesmo ela ficando na faixa de isenção) e não colocou o bebê como dependente (já que eu declaro ele). Eu pago integralmente o boleto do plano contratado pelo MEI. Eu posso declarar o valor total do faturamento do plano (eu como titular e a esposa e bebê como dependente) ?

3) O meu empregador paga 70% da parcela relativa apenas a minha parte do plano e eu pago 30% do valor relativo ao meu plano e integralmente o valor referente ao plano da esposa e do bebê. Eu devo informar esse valor de 70% que meu empregador paga como "Parcela não dedutível" na ficha onde informo o plano de saúde?

(exemplo o plano é 300 eu, 300 minha esposa e 200 o bebês. Eu pago mensalmente 590 de plano de saúde e meu empregador paga 210 referente a 70% do plano da minha parte).
Agradeço muito a ajuda

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.