x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 498

Retificar declaração antiga para desconto simplificado

Joao

Joao

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 5 junho 2023 | 18:17

Boa tarde, na época que fiz minha declaração de 2021, por falta de conhecimento eu coloquei deduções legais. Vou precisar retificar ela agora, e vejo hoje com mais conhecimento, que o desconto simplificado pra mim é a melhor opção.

Porém, andei lendo que não é possível trocar isso na retificação, isso procede?

Se sim, gostaria de algumas dicas de como posso fazer pra pelo menos parcelar o imposto, que por deduções legais vai vir maior que o desconto simplificado.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Segunda-Feira | 5 junho 2023 | 18:41

João,
Não é possível alterar a opção do desconto simplificado ou deduções legais, após o prazo final para entrega da declaração.
Quanto ao parcelamento, poderá fazê-lo no e-CAC, acessando com a conta gov.br.

Joao

Joao

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 5 junho 2023 | 19:14

Obrigado. Minha renda sempre foi de trabalhos autônomos, será que pra mim seria mais vantajoso fazer um carnê-leão retroativo de 2021, pagar as DARFS nos meses que a renda passa de 2000 e depois importar tudo no imposto de renda?

A renda informada no carnê-leão, mesmo com os DARFs pagos, gera imposto se passar de 28.000?

Joao

Joao

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 6 junho 2023 | 01:19

Na hora de retificar a declaração pelo e-cac, eu consigo trocar pra desconto simplificado. O próprio e-cac me avisa que a outra opção é menos benéfica. Tem certeza que não é possível na retificação, trocar pra simplificada?

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 6 junho 2023 | 08:39

Todos os anos a Receita Federal informa que, após o prazo de entrega da declaração não é possível trocar a forma de apuração (Simplificado/Completa). Você está conseguindo alterar no sistema, mas muito provavelmente não irá conseguir transmitir, e se por algum bug no sistema conseguir transmitir, pode ser que a Receita venha a desconsiderar esta retificação.

A vedação da troca de regime sempre consta no perguntão do DIRPF, onde é demonstrada a base legal desta vedação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.